Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Estudo de Casos de Polioma Virus

Introdução

Estima-se que 75% da população adulta apresenta infecção latente por polioma virus (PV). A reativação do PV ocasiona a Nefropatia por Polioma Virus (NPV) em 10% dos transplantados renais. Não existe uma terapia anti viral bem estabelecida para o tratamento da NPV.

Material e Método

Estudo retrospectivo dos casos de NPV no período de 2012 a 2016.

Resultados

Dos 187 pacientes submetidos a transplante renal, 06 desenvolveram NPV. O diagnóstico foi realizado por biópsia renal em todos os casos entre 4 a 22 meses após transplante. No momento da biópsia nenhum paciente apresentava hematuria ou proteinúria, a indicação foi piora de função renal. A imunossupressão de indução utilizada foi basiliximab e metilprednisolona em 50% dos casos, timoglobulina e metilprednisolona nos demais 50%. Em relação a imunossupressão de manutenção todos estavam em uso de micofenolato (MPS), tacrolimos (TAC) e prednisona. Posteriormente, 4 transplantados foram convertidos para TAC e everolimos (EVR), 1 para EVR e MPS e 1 permaneceu com TAC e MPS. Todos mantiveram a prednisona e as doses dos demais imunossupressores foram reduzidas. Nenhum paciente desenvolveu rejeição aguda.
Dos 2 pacientes que retornaram a hemodiálise, um apresentava a classe B3 e o outro a classe não era conhecida.
Em relação aos pacientes com estágio B3, um retornou a hemodiálise após 23 meses do transplante e o segundo apresenta-se com Clcr de 28ml/min após 21 meses de transplante. Os pacientes com estágio B2 e B1 apresentam função renal estável, Clcr entre 60ml/min a 25ml/min.

Discussão e Conclusões

Três porcento dos transplantados desenvolveram NPV, abaixo do valor esperado (10%). A taxa de falência do enxerto encontrada foi de 33%, na literatura descreve-se 15% a 50%. Os achados histopatológicos avançados correlacionaram-se com o declínio da função renal.

Palavras Chave

Polioma virus, BK

Área

Infecção

Instituições

AEBMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

Flavia Maria Borges Vigil, Marcela Karine S. Fernandes França, Renata Lamego Starling, Daniela Avelar Barra, Silvia Corradi Faria Medeiros, Andre Nogueira Duarte, Lilian Pires Freitas Carmo