Grupo multiprofissional pré-transplante renal: um relato de experiência
O transplante renal é uma alternativa de tratamento para pacientes com insuficiência renal crônica.
O presente relato de experiência visa contemplar os grupos psicoeducativos pré-transplante ocorridos no período de Março de 2016 a Dezembro de 2016, através de observação clínica e prontuários dos pacientes participantes.
Os grupos de psicoeducação pré-transplante possuem caráter multiprofissional e ocorrem duas vezes por mês em uma Unidade de Transplante Renal de um centro transplantador de referência do interior de São Paulo. Participam da coordenação do grupo um enfermeiro, uma assistente social, uma nutricionista e uma psicóloga. Os pacientes e seus familiares participam ativamente do grupo, sendo chamados à reflexão sobre questões acerca do transplante. Além de orientações da equipe, pacientes são convocados a refletirem acerca de suas principais motivações para o transplante; experiências prévias de internação; os medos e as dúvidas sobre o procedimento; suas rotinas na diálise; a adesão medicamentosa; o uso de álcool, drogas ou tabaco, dentre outros tópicos. Familiares também trazem sua visão acerca do adoecimento e possível transplante do paciente.
Os grupos de psicoeducação funcionam como porta de entrada do paciente em tratamento dialítico que deseja realizar o transplante renal. Em muitos casos, é o primeiro contato que possuem com as informações relativas ao procedimento. Vivenciam espaço acolhedor, sendo espaço possível para esclarecimento de dúvidas com os profissionais da equipe multiprofissional e para troca de experiências com os outros participantes; tornando o grupo uma importante ação da equipe com vistas à aproximação do paciente com o processo do transplante.
grupo, transplante renal, psicoeducação, psicologia
Multidisciplinar
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil
Carolline Mara Veloso Rangel, Karina Dal Sasso Mendes, Neuza Laerce Almeida, Elen Almeida Romão, Ricardo Gorayeb