Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Atitude dos transplantados renais sobre o monitoramento em tempo renal por smartphones

Introdução

O uso do monitoramento em tempo real por smartphones de parâmetros fisiológicos e clínicos tem elevado potencial na saúde, ajudando profissionais da saúde a tomar melhores decisões. Esta tecnologia tem se tornado cada vez mais acessível, com interface intuitiva, com capacidade de monitoramento em tempo real, de forma personalizada ajudando o paciente. Existe uma falta de dados que avaliem a atitude dos receptores de transplante renal com esta nova tecnologia.

Material e Método

Estudo transversal conduzidos com pacientes transplantados renais de uma única instituição brasileira. Pacientes responderam ao questionário por telefone. Entre outubro de 2016 a fevereiro de 2017, 153 receptores de transplante renal que foram submetidos ao transplante renal nos últimos 4 anos aceitaram a participar da pesquisa.

Resultados

Os resultados da pesquisa demonstraram que 93,5% dos paciente apresentavam celular, mas somente 59,4% eram smartphones. Daqueles que não possuíam smartphones, 66,7% teria alguém em casa que com capacidade de operar o aparelho. A maioria (94,7%) manifestaram atitude positiva em utilizar a tecnologia caso não tivesse custo. Paciente mais jovens tinham mais acesso ao smatphone quando comparado com paciente mais idosos (43,2±14 vs 52,2±12 anos ; P=0.000) com atitude mais positiva em utilizar a tecnologia (45,8 ± 13 vs 58,1±14 anos; P=0.002).

Discussão e Conclusões

Nossos dados demonstram que pacientes transplantados renais possuem atitude positiva diante da possibilidade da utilização da nova tecnologia. Ainda observamos que a maioria dos pacientes possuem celular com acesso a tecnologia e estão confortáveis em utilizá-los. A maioria dos paciente se sentem confortáveis em serem monitorados por profissionais de saúde.

Palavras Chave

Tecnologia
Monitoramento
Smartphones
Transplante Renal

Área

Rim

Instituições

Centro de Tratamento de Doenças Renais - Minas Gerais - Brasil, Santa Casa de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil

Autores

Gustavo Fernandes Ferreira, Kamille Vidon Bastos, Yasmim Zaca Tostes, Flavia GODTFREDSEN de Souza, Dayra Aparecida de Almeida Pinheiro, Marcio Luiz de Souza, Glaucio Silva de Souza, Vinicius Sardão Colares