Desafios do primeiro programa de transplante e reabilitação intestinal pediátrico do Brasil.
Falência Intestinal (FI) consiste na incapacidade de se manter o aporte nutricional, balanço hidroeletrolítico e de micronutrientes adequado devido a doença intestinal. De 10-15% dos indivíduos em FI necessitarão de transplante intestinal, sendo fundamental a identificação precoce dos pacientes para o sucesso da reabilitação e a indicação do transplante no momento correto. A carência de equipe especializada no tratamento da FI pediátrica, levou a criação da parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio Libanês. Descrever as condições clínicas dos cinco primeiros pacientes recebidos na unidade, e as medidas adotadas para sua estabilização clínica.
Revisão do tratamento dos primeiros 5 pacientes com FI.
Pacientes de 5 a 11 meses, 4 intestinos curtos (enterocolite necrotizante, gastrosquise, atresias e volvo) e um com aganglionose total. Todos apresentavam história pregressa de sepse relacionada ao cateter, 1 paciente apresentava trombose de 2 acessos venosos. Uma criança com falência hepática relacionada ao uso de nutrição parenteral (NP). Todos chegaram em NP exclusiva com diversos distúrbios metabólicos, de oligoelementos, hipotireoidismo e distúrbio do metabolismo do cálcio secundário a hipovitaminose D. Iniciado ajuste da proporção calórica da NP, associada dieta enteral, desmame e ciclagem da NP, reconstrução do trânsito e adequação dos acessos venosos.
Diversas medidas terapêuticas devem ser tomadas por um grupo multidisciplinar para melhora clínica, estabilização e reversão da lesão hepática induzida pela NP, correção dos distúrbios endócrino-metabólicos e prevenção de tromboses vasculares. A disseminação desses conceitos e formação de outros centros especializados é primordial para o atendimento precoce e adequado dos pacientes.
1
Pediatria
Hospital Sírio Libanês - São Paulo - Brasil
Maria Paula Villela Coelho, Massami Hayashi, Lucia Massetto Meyer, Helry Luis Lopes Candido, Rogerio Carballo Afonso, Eduardo Antunes Fonseca, Tadeu Thomé, Paulo Chapchap, Joao Seda Neto