Fernanda Prestes Eventos
11 5084 4246 - 5081 7028 janice@fernandapresteseventos.com.br
XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

XV CONGRESSO BRASILEIRO DE TRANSPLANTES 2017

LOCAL: Bourbon Cataratas - Foz do Iguaçu/PR - FOZ DO IGUAÇU /PR | 18 a 21 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

OSTEONECROSE E O USO DE BISFOSFONATOS EM PACIENTES COM MIELOMA MÚLTIPLO PRÉ E PÓS-TRANSPLANTADOS DE CÉLULAS TRONCO HEMATOCIPOIÉTICAS ATENDIDOS EM PROGRAMA DE EXTENSÃO EM ODONTOLOGIA

Introdução

O mieloma múltiplo é uma neoplasia maligna que corresponde a cerca de 10% do total dos cânceres hematológicos. O tratamento com bisfosfonatos (BFs) visa inibir o processo de reabsorção óssea que ocorre nesta doença. A ocorrência de osteonecrose maxilar (ONM) tem sido amplamente associada ao uso de BFs. O transplante de medula óssea é uma alternativa empregada no tratamento do mieloma múltiplo. Objetivo: registrar a ocorrência de casos de ONM associada ao uso de BFs em pacientes com Mieloma Múltiplo pré/pós-transplantados de células-tronco hematocitopoiéticas, atendidos na extensão da Faculdade de Odontologia da UFMG.

Material e Método

Metodologia: Foi realizada coleta de dados dos prontuários de 45 pacientes, em uso ou que usaram BFs, atendidos entre março/2002 a dezembro/2016, na Faculdade Odontologia da UFMG. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética (Parecer nº: 0124.0.203.000-11).

Resultados

Resultados: A idade média dos pacientes foi de 56,8 anos, sendo 24 homens. Nem todos os prontuários continham informação sobre o tempo de utilização de BFs, mas naqueles em que foi possível resgatar este dado (7/45 prontuários), a média de tempo de uso dessa medicação foi de 16,7 meses (dv=14,8 meses). Procedimentos odontológicos cirúrgicos, periodontais, restauradores e endodônticos foram realizados. Entre os pacientes que receberam tratamento odontológico, seis (13,3%) desenvolveram osteonecrose, sendo três casos na mandíbula e três na maxila. Os pacientes foram tratados com digluconato de clorexidina 0,12 % ou foram submetidos à cirurgia bucal.

Discussão e Conclusões

Conclusão: Os resultados encontrados condizem com a literatura. A frequência de osteonecrose após o tratamento odontológico é relevante e os pacientes devem ser cuidadosamente monitorados durante e após a terapia com BFs.

Palavras Chave

MIELOMA MÚLTIPLO; BISFOSFONATOS; OSTEONECROSE.

Área

Imuno/Histo/Tecidos

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - Minas Gerais - Brasil

Autores

JESSICA ALVES BORBA, LUANNE PRISCILA PEREIRA AVELAR, THAINA ANGELA SILVA MENDES, PAULO CÉLIO KELLES JUNIOR, MARIA ELISA SOUZA E SILVA, MONICA YAMAUTI, ELEN MARISE OLIVEIRA, PATRICIA VALENTE ARAUJO JACQUES GONÇALVES, HUMBERTO CORREIA ALMEIDA, CAROLINE CHRISTINE SANTA ROSA, FELIPE PAIVA FONSECA