UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO MEIO DE INFORMAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE TRANSPLANTE E DOAÇÃO DE ORGÃOS E TECIDOS
A necessidade de propagação das informações que dizem respeito ao processo de doação de órgãos e tecidos pode influenciar diretamente na quantidade de doações. A Liga Acadêmica de Transplante de Fígado do Hospital Universitário Oswaldo Cruz utiliza as redes sociais como estratégia de conscientização à população sobre a doação de órgãos e tecidos.
Desde a criação da Liga Acadêmica de Transplante de Fígado do HUOC em 2009, foi aberto a rede social Facebook, com o intuito de informar a população acadêmica e leiga a respeito do processo de doação de órgãos e tecidos. A página tem perfil aberto e com constante visualização. Segue publicações de sites bases sobre o assunto como o site da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos e o site do Hospital Sírio Libanês entre outros. A rede social Instagram criada em 2015 também é utilizada, obtendo as mesmas publicações do Facebook com adição de vídeos curtos sobre processos cirúrgicos.
Em dois anos de atualização constante, foram em média alcançadas 3.290 seguidores com publicações em formato de textos, artigos, e-poster, fotos, vídeos, campanhas, entre outros. Os acadêmicos que fazem parte da Liga Acadêmica ficam responsáveis por alimentar a página e buscar informações atualizadas, após cada publicação ocorre o compartilhamento da mesma, contemplando mais pessoas do perfil pessoal de cada participante da Liga Acadêmica.
A ideia da utilização de Redes Sociais como meio de divulgação sobre o assunto Transplante tem se mostrado muito eficaz, a página recebe notificações diárias de novos seguidores e avaliação positiva dos que já acompanham. O objetivo maior é informar cada vez mais pessoas utilizando ferramentas dinâmicas de forma educativa.
Transplante, Rede Social, Educação em Saúde.
Multidisciplinar
Unindade de Transplante de Fígado-Hospital Universitário Oswaldo Cruz - Pernambuco - Brasil
Maria Tayná Silva Feitosa, Jaizyara Mary Silva, Ana Claudia Oliveira Moraes, Paulo Sérgio Vieira Melo, José Olímpio Maia Vasconcelos Filho, Claudio Moura Lacerda