Dados do Trabalho
Título
A atuação da seção de captação de órgãos e tecidos na rede municipal de Santos SP
Introdução
Em 2009 foi regulamentada pelo decreto 5.308 de 30/03/2009, a implantação da seção de captação e transporte de órgãos e tecidos (SECAPT), ligada à secretaria de saúde de Santos. A seção atua na rede pública municipal de Santos.Suas principais funções são: realizar notificação de morte encefálica, promover educação continuada para profissionais de saúde e sensibilizar a população em geral.
Material e Método
Foi realizado um estudo retrospectivo , por meio da análise quantitativa dos relatórios anuais: com as taxas de notificação de morte encefálica, das atividades de educação continuada, como simpósios e palestras e as sensibilizações destinadas à população em geral. Os dados analisados correspondem de janeiro de 2011 à dezembro de 2018.
Resultados
As notificações de morte encefálica cresceram 42,8% em relação á 2011. O número de órgãos captados aumentou em 36% quando comparado ao mesmo período.Em 2018 não houve nenhuma recusa familiar para doação de órgãos. Em relação à educação continuada, foram realizados 174 treinamentos , totalizando mais de 2500 profissionais de saúde.Como ação destinada á população, vem sendo realizada desde 2016 uma caminhada de incentivo à doação de órgãos, sendo que em 2018 mais de 350 pessoas participaram.
Discussão e Conclusões
Os dados apontam que o aumento nos números de notificação de M.E. está relacionado ás ações de educação em saúde. A falta de treinamento para os profissionais de saúde podem acarretar em:identificação do potencial doador tardia e despreparo na comunicação e no acolhimento com a família . As taxas de recusa da rede municipal foram menores que no estado de São Paulo em 2018. Concluí-se que a educação em saúde é imprescindível para a melhoria de todo processo , bem como incentivar a discussão sobre doação de órgãos na sociedade.
Palavras Chave
doação de órgãos, educação em saúde
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais
Instituições
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTOS - São Paulo - Brasil
Autores
DANIELLE CALIANI BARBOSA MACHADO