Dados do Trabalho


Título

CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DE CONCLUINTES DE MEDICINA E MÉDICOS DOCENTES SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTES

Introdução

A desinformação e as dificuldades de conversão de possíveis doadores de órgãos e tecidos em doadores efetivos para transplantes estão associadas ao precário envolvimento dos profissionais de saúde.

Material e Método

Para descrever conhecimentos e percepções de médicos docentes (G1=22) e concluintes do 6º ano (G2=51), do curso de Medicina do Centro Universitário do Estado do Pará-CESUPA, 73 participantes responderam a um questionário com 33 questões. Foi realizada análise qualitativa e quantitativa dos dados, usando o software BioEstat 5.5 e os resultados com p≤0.05, foram considerados estatisticamente significativos.

Resultados

Respectivamente ao G1 e G2 encontrou-se: predominância do sexo feminino (73% e 62,8%); idade média=43,6 e 25,4 anos; 95,5% e 82,2% acusaram ter religião, predominando a orientação católica (61,9% e 73,3%). Foram favoráveis à doação (95,5% e 92%), mas demonstraram forte concepção de “haver conflito entre religião e transplantes” (81,8% e 90,2%). Sem diferença significativa em G1, 32% do G2 indicaram “propaganda e mídia” como sua principal fonte de informação até o momento e, ambos, julgaram “regular” a qualidade dos seus conhecimentos. 100% de G1 e 98% de G2 desejaram obter informações sobre o tema. Foram significativamente relevantes ao estudo, os dados de conhecimento (conceitos, legislações, rotinas, etapas e processos gerais) de ambos os grupos. Um Minimum Viable Product-MVP para aplicativo de celular (App), nomeado Vida+ foi produzido como feedback à amostra e em benefício de outras pessoas.

Discussão e Conclusões

Necessidades teórico-práticas dos participantes foram identificadas e a criação de espaços de diálogo/sensibilização na formação médica são desejáveis, podendo fortalecer esta política pública em diferentes cenários de aprendizagem e trabalho.

Palavras Chave

Doadores; órgãos e tecidos; transplantes.

Área

MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social

Instituições

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ - CESUPA - Pará - Brasil

Autores

PATRÍCIA SIMONE HENRIQUES DE MENDONÇA, ISMARI PERINI FURLANETO, ANA EMÍLIA VITA CARVALHO