Dados do Trabalho


Título

Qualidade de vida, religiosidade e sintomas ansiosos e depressivos em candidatos a transplante hepático

Introdução

O candidato ao transplante de fígado vivencia situações peculiares, sendo assim, é importante conhecer os aspectos associados à sua experiência de adoecimento, a fim de desempenhar melhorias no cuidado. Por ser uma situação complexa, o transplante de fígado exige um olhar multiprofissional no pré, intra e pós-transplante, e a enfermagem que permeia todas as fases desse processo pode ser a peça-chave para implementar novas práticas e individualizar o cuidado do paciente.
Diante disso, o objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade de vida, religiosidade e sintomas de ansiedade e de depressão em candidatos a transplante de fígado.

Material e Método

Estudo epidemiológico e transversal, realizado com candidatos a transplante de fígado acompanhados no ambulatório de um Hospital Universitário, no período de 2014 a 2016.

Resultados

Participaram do estudo 50 pacientes com média de idade de 52,5 anos, predominantemente do sexo masculino (58%), com acesso ao ensino fundamental (48%), MELD entre 10-19 e hepatite viral como etiologia principal. Apresentaram qualidade de vida mediana (escore 4,1), alto índice de religiosidade intrínseca (5,6) e presença de sintomas ansiosos (52%) e depressivos (48%). Pôde-se observar associação entre religiosidade e qualidade de vida no domínio preocupação – quanto maior a religiosidade não organizacional, maior a qualidade de vida; sintomas ansiosos e depressivos não associados à qualidade de vida e religiosidade Pacientes com altos níveis de escolaridade tiveram maior probabilidade de apresentar sintomas depressivos.

Discussão e Conclusões

A análise de qualidade de vida e religiosidade foi significativa, reforçando a necessidade de a equipe assistencial considerá-la como estratégia de enfrentamento da doença.

Palavras Chave

Enfermagem, tranplante de figado, qualidade de vida, religião e medicina, ansiedade, depressão

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pré-operatório

Instituições

UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

Heloisa Barboza Paglione, Priscilla Caroliny de Oliveira, Samantha Mucci, Bartira De Aguiar Roza, Janine Schirmer