Dados do Trabalho


Título

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PROCESSO DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS: UM GUIA PARA ENTREVISTA FAMILIAR

Introdução

A entrevista familiar é uma etapa decisiva no processo de doação, e, o consentimento pode incrementar o número de transplantes. O objetivo do estudo foi elaborar um guia de orientação do enfermeiro para a entrevista familiar no processo de doação de órgãos.

Material e Método

Estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa. A seleção dos participantes foi por “Amostragem Bola de Neve”. Para a elaboração do guia empregou-se a Técnica Delphi, com as opções manter, excluir ou reformular. O instrumento foi enviado pela plataforma de pesquisa Survey Monkey®. Para a análise dos dados utilizou-se análise de conteúdo.

Resultados

Os 21 enfermeiros eram do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, em três rodadas com consenso mínimo estabelecido de 80%. Na primeira rodada foram enviadas 60 questões, 19 participantes responderam, 14 questões obtiveram 100% de consenso, uma foi excluída. O guia foi reenviado com 51 questões para a segunda rodada, na qual 16 participaram, e, 6 questões não atingiram o consenso mínimo, sendo uma excluída e 5 reformuladas e reenviadas. Na terceira rodada 15 completaram a pesquisa, e as questões restantes alcançaram o consenso de 80% ou mais. O produto final é um guia de orientação para a entrevista familiar no processo de doação de órgãos e tecidos para transplante, composto de 50 orientações subdivididas em três tópicos referentes ao entrevistador, local da entrevista e entrevista familiar.

Discussão e Conclusões

É fundamental que durante a entrevista familiar o enfermeiro utilize todos os elementos para acolher e apoiar os familiares, um guia que proporcione orientações é útil por recordá-los ou conduzi-los no desenvolvimento desta etapa, para assim, possibilitar ajuda e esclarecimentos necessários para a tomada de decisão.

Palavras Chave

Enfermagem. Entrevista. Família. Obtenção de Tecidos e Órgãos. Transplante.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

Central Estadual de Transplantes do Paraná - Paraná - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR - Paraná - Brasil

Autores

LUANA CRISTINA HEBERLE DOS SANTOS, ELIZABETH BERNARDINO, EDVALDO LEAL MORAES, JOSIANE BUGHAY, CIRO RIBAS NETO, ARLENE TEREZINHA CAGOL GARCIA BADOCH