Dados do Trabalho


Título

EDUCAÇÃO CONTINUADA: FORMAÇÃO PROFISSIONAL COMO PILAR DE CRESCIMENTO

Introdução

A educação continuada dos profissionais de saúde envolvidos no processo de doação de órgãos e tecidos para transplante foi um importante pilar na evolução e crescimento apresentado pelo Sistema Estadual de Transplantes do Paraná.

Material e Método

No ano de 2018 a Central Estadual de Transplantes capacitou mais de 1400 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. Foram realizadas 51 capacitações para Determinação de Morte Encefálica, curso de acordo com a Resolução 2173/2017 do Conselho Federal de Medicina, totalizando 408 médicos habilitados, 31 cursos de Entrevista Familiar, totalizando 670 profissionais capacitados a realizar esta complexa etapa do processo, além do IV Encontro das Comissões Intra Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante com duração de 3 dias, em uma extensa e produtiva programação, que utiliza metodologias ativas abrangendo todo o processo de doação , com a participação de 170 membros de comissões intra hospitalares. Também foi realizado o I Congresso de Qualidade em Transplante de Fígado e Rim do Paraná, com a presença de 200 participantes.

Resultados

O estado atingiu a taxa de 108 pmp de notificações de morte encefálica, relativo a doações de órgãos alcançou 47,7 pmp, e ainda obteve a taxa de 27% de recusa familiar, sendo a mais baixa do Brasil.

Discussão e Conclusões

A formação dos profissionais das unidades críticas deve ser contínua devido à alta rotatividade, sendo a base para minimizar obstáculos do processo e otimizar os resultados, haja vista que sem a identificação do paciente em possível morte encefálica, o diagnóstico, a adequada manutenção hemodinâmica e o consentimento da família, o processo de doação não ocorre, impossibilitando assim o aumento dos transplantes.

Palavras Chave

Educação Continuada. Obtenção de Tecidos e Órgãos. Transplantes.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

CENTRAL ESTADUAL DE TRANSPLANTES - Paraná - Brasil

Autores

LUANA CRISTINA HEBERLE DOS SANTOS, ARLENE TEREZINHA CAGOL GARCIA BADOCH