Dados do Trabalho
Título
UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO WHATSAPP PARA ORIENTAÇÃO NA ENTREVISTA FAMILIAR
Introdução
A entrevista familiar para a obtenção de tecidos e órgãos para transplante é uma das etapas mais complexas e decisivas do processo de doação. Quando a família é devidamente acolhida e todas as suas dúvidas esclarecidas, a possibilidade de consentir a doação é potencializada. O aplicativo de mensagens WhatsApp foi utilizado como ferramenta de comunicação entre os diversos atores envolvidos nesta etapa.
Material e Método
No mês de fevereiro de 2018, uma enfermeira criou a partir do Smartphone corporativo da Central Estadual de Transplantes 4 grupos pelo aplicativo WhatsApp, sendo um deles direcionado a todos que executam ou participam da etapa da entrevista familiar nos processos de doação de órgãos e tecidos, composto por 250 participantes, destinado a orientações, divulgação, relatos de caso e informações relativas ao tema, e, outros 3 grupos com os enfermeiros da Organização de Procura de Órgãos de Cascavel, Londrina e Maringá, grupo estes destinados a orientações referente ao planejamento e execução da entrevista familiar em todos os casos em que o paciente em morte encefálica é validado para doação de órgãos.
Resultados
O Sistema Estadual de Transplantes do Paraná apresenta, desde 2016, a mais baixa taxa de recusa familiar do país. No ano de 2018 a média do Brasil foi de 43%, sendo que o estado foi o único a obter taxa menor que 30%, conquistando 27% de recusa familiar, e diminuindo assim 5% em relação ao seu resultado do ano anterior.
Discussão e Conclusões
O whatsApp é uma mídia social facilitadora da comunicação de forma ágil que associada as orientações pertinentes ao planejamento e execução da entrevista familiar se tornou uma importante ferramenta de auxílio para potencializar o consentimento familiar a doação de órgãos e tecidos para transplante.
Palavras Chave
Entrevista. Família. Obtenção de Tecidos e Órgãos. Mídias Sociais.
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação
Instituições
CENTRAL ESTADUAL DE TRANSPLANTES - Paraná - Brasil
Autores
LUANA CRISTINA HEBERLE DOS SANTOS, ARLENE TEREZINHA CAGOL GARCIA BADOCH