Dados do Trabalho


Título

PILARES DO CRESCIMENTO DO SISTEMA ESTADUAL DE TRANSPLANTES DO PARANÁ

Introdução

A Central Estadual de Transplantes do Paraná iniciou suas atividades em dezembro de 1995, e desde então o estado vem apresentando crescimento gradativo em seus resultados, alcançando em 2018 o primeiro lugar em doação e transplante no país, além da melhor taxa de recusa familiar e de notificações de morte encefálica.

Material e Método

A estrutura do Sistema Estadual de Transplantes conta com uma central de transplantes, 4 organizações de procura de órgãos, 67 comissões intra hospitalares de doação de órgãos e tecidos, 4 câmaras técnicas sendo de rins, fígado, coração e córneas; 16 centros e 23 equipes de transplante de órgãos e 23 centros transplantadores de córneas, além de laboratórios de histocompatibilidade e sorologia e bancos de tecidos.

Resultados

Em 1998 o estado realizou 1,8 doações pmp. Em 2010 este índice passou para 6,8 pmp. No ano de 2015 alcançou 21,7 pmp, passando para 30,9 pmp em 2016, 38 pmp em 2017 e atingindo seu melhor resultado em 2018 com 47,7 doações pmp, ano que chegou a apresentar 51,1 pmp. O índice de negativa das famílias diminuiu gradativamente e em 2018 foi o mais baixo do país com 27% de recusa familiar. A identificação de possíveis morte encefálica, o diagnóstico e a notificação também é a mais expressiva do Brasil com 108,3 pmp.

Discussão e Conclusões

A gestão de excelência e pilares de extrema relevância foram fundamentais para o desenvolvimento e crescimento, dentre eles podemos pontuar:
1- OPO pró ativa;
2- CIHDOTT ativa e atuante;
3- Busca ativa permanente;
4- Identificação e intervenção rápida;
5- Educação Permanente;
6- Compromisso da gestão estadual;
7- Logística efetiva.
O planejamento do trabalho, estabelecer metas e o comprometimento de toda a equipe é essencial para o alcance dos melhores resultados.

Palavras Chave

estatistica, doação, transplante

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

CENTRAL ESTADUAL DE TRANSPLANTES - Paraná - Brasil

Autores

LUANA CRISTINA HEBERLE DOS SANTOS, ARLENE TEREZINHA CAGOL GARCIA BADOCH