Dados do Trabalho


Título

POLÍTICAS DE ACESSO EM TRANSPLANTE NO ESTADO DO PARANÁ: AVANÇOS E DESAFIOS

Introdução

A ausência de delineamento da Rede de Assistência em Transplante no Paraná despertou o interesse do Sistema Estadual de Transplantes em desenvolver Políticas de Acesso voltadas ao pré-transplante. Esse estudo objetivou pesquisar as estratégias implementadas no período de 2011 a 2018, elencando avanços e resultados.

Material e Método

O método utilizado é a pesquisa- ação: pois neste método além de compreender uma situação com vistas a modifica-la, é possível descrever as mudanças apresentadas e traçar um comparativo com dados anteriores de maneira a ilustrar os avanços oriundos da implantação das políticas de acesso pré- transplante, focado na ação do planejar, agir, monitorar e avaliar a ação proposta.

Resultados

O projeto de excelência em Transplantes, ao buscar o desenvolvimento de Políticas Públicas voltadas ao acesso, conseguiu estruturar uma Rede de Assistência clara e regulada dentro do Estado do Paraná. Mesmo com o importante aumento do número de transplantes, não houve grande redução do número de pacientes listados, o que nos faz entender que o acesso permite a retroalimentação da fila de receptores. Atualmente o Estado é capaz de atender toda a população paranaense e realizar suporte a outros Estados que não dispõem de Centros Transplantadores em determinadas modalidades de assistência.

Discussão e Conclusões

A ampliação do acesso Pré – Transplante não tem como objetivo reduzir as filas de transplante, mas sim, fazer com que aqueles que necessitam tenham a possibilidade de chegar aos Centros Transplantadores. A ampliação do acesso aliada ao aumento das notificações e doações, fez com que no ano de 2018 o Paraná superasse em algumas modalidades a estimativa de transplantes por milhão de população estabelecida pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos.

Palavras Chave

Notificação. Doador. Transplantes. Políticas. Acesso.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pré-operatório

Instituições

Central Estadual de Transplantes do Paraná - Paraná - Brasil, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA - UEPG - Paraná - Brasil

Autores

TATIANE CRISTINE GUEDES FERRARI MAGNAGO, LUANA CRISTINA HEBERLE DOS SANTOS, ARLENE TEREZINHA CAGOL GARCIA BADOCH, TEREZINHA PELINSKI SILVEIRA