Dados do Trabalho


Título

Infecção em cisto simples de enxerto renal

Introdução

Após busca na literatura não encontramos descrição de infecção em cisto simples(CS)(Bosniak I) de enxerto renal, justificando divulgação.

Material e Método

Paciente KM, feminino, 34 anos, com nefropatia diabética, realizou transplante renal preemptivo com doador vivo não-relacionado haviam 14 meses. PRA zero classes 1 e 2, disparidades 1/2/1(A/B/DR). Indução com Timoglobulina 3mg/Kg dose única, manutenção com Tacrolimus, Azatioprina e Prednisona. Presença de CS de 6 cm marsupializado antes do implante.

Resultados

Apresentou dor em fossa ilíaca direita(FID) e metrorragia, TC de abdome sem contraste com CS e cálculo não-obstrutivo, sem mais alterações, BetaHCG negativo, urocultura negativa. Com 6 dias piora de dor e febre, leucocitose e desvio à esquerda em hemograma, sedimento urinário sem alterações, urocultura negativa. Ultrassonografia Doppler com debris em conteúdo do cisto. Realizada hipótese de infecção em CS de enxerto, iniciando-se antibióticos(ceftriaxone e ciprofloxacino). No 3º dia melhora clínica parcial, optando-se por drenagem percutânea de CS guiada por tomografia, com saída de 170mL de pus. Mantido dreno por 3 dias e antibioticoterapia por mais 7 dias.

Discussão e Conclusões

A prevalência de CS aumenta com a idade, ocorrendo em 28-43% dos doadores. Apesar de alta prevalência, intercorrências com CS de rim nativo como infecções são raramente reportadas. Quando da doação, em situações excepcionais implanta-se o rim com CS após abordagem em banco.
Nas infeções de cisto deve-se optar por antimicrobianos com penetração adequada(ex. quinolonas). Associação de betalactamicos para sinergismo é controverso. É frequente que cistos infectados necessitem de drenagem.
Baseados em casos de infecção de CS em rim nativo e de doença policística, optamos por uso de quinolona e betalactamico com drenagem percutânea.

Palavras Chave

Cisto renal

Área

INFECÇÃO - Bactéria - Rim

Instituições

Clínica de Doenças Renais de Brasília - CDRB - Distrito Federal - Brasil, Hospital Daher - Distrito Federal - Brasil, Hospital do Rim - São Paulo - Brasil

Autores

Geraldo Rubens Ramos Freitas, Thiago Azevedo Reis, Mariana Valente Albuquerque Rocha, Gylse-anne Souza Lima, Juracy Cavalcante Lacerda-Júnior, Evandro Res Silva-Filho, WILSON FERREIRA AGUIAR, JOSÉ OSMAR MEDINA-PESTANA