Dados do Trabalho


Título

O papel da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) no processo doação-transplante: uma revisão integrativa

Introdução

A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) foi instituída nos hospitais em 2005, a partir de uma Portaria do Ministério da Saúde. Cujo intuito seria o de aumentar o número de doações e captações de órgãos e tecidos. O objetivo dessa pesquisa foi compreender o papel da CIHDOT no processo doação – transplante.

Material e Método

O método utilizado foi a revisão integrativa de literatura, com o intuito de responder a questão norteadora “Qual a influência que a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante possui no processo de doação e transplante de órgãos e tecidos? ”. Foi realizada a busca das informações no recorte temporal de 10 anos (2008 a 2017), nas bases BVS, LILACS, MEDLINE E SciELO nas publicações no idioma português.

Resultados

Como resultados, selecionou-se dez artigos que apontaram as atribuições e atividades da CIHDOTT, assim como seus desafios e dificuldades. Evidenciando o papel fundamental da CIHDOTT no processo doação-transplante

Discussão e Conclusões

Conclui-se que as atribuições da CIHDOTT vão além de apenas identificar doadores, mas também dar suporte e assistência aos familiares e participar de todo o processo, independente da doação.

Palavras Chave

1. Obtenção de órgãos e tecidos. 2. Transplante de órgãos e tecidos. 3. Doador de órgãos e tecidos.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Notificação

Instituições

Central de Transplantes - São Paulo - Brasil

Autores

Liliane Masson Batista Vicente, Juliana Gimenez Amaral Costa, Eloise Cristiani Borriel Vieira