Dados do Trabalho


Título

Avaliação de três soluções de preservação de fígado na isquemia fria

Introdução

Frutose-1,6-bisfosfato(FBF) vêm sendo testado como alternativa na preservação de enxertos. Custodiol é uma opção utilizada Brasil. O objetivo é comparar os efeitos do FBF em relação ao Custodiol(CUST) e da Mistura F+C na preservação do fígado quanto à isquemia fria.

Material e Método

21 ratos machos Sprague-Dawley (280-340g) foram distribuídos em três grupos (n=7): 1) FBF, 2) CUST e 3) F+C. Os animais foram anestesiados e submetidos a laparotomia seguida de toracotomia para a perfusão do fígado com soro fisiológico. Os fígados foram retirados e depositados nas soluções de preservação mencionadas. Então, mitocôndrias foram isoladas para determinar o Estado 3(E3), Estado 4(E4), razão de controle respiratório(RCR) e Swelling(S). Enzimas hepáticas(AST, ALT e LDH) foram determinadas na solução. No tecido hepático, foram determinados Malondialdeído(MDA) e Nitrato(N). Todos os parâmetros foram analisados em 0, 6 e 24 horas no meio. Resultados foram analisados pelo ANOVA/Bonferroni (significância P<0,05). Experimentos aprovados pelo CETEA-FMRP-USP.

Resultados

Não houve diferenças de E3, E4, RCR, S, MDA e LDH, entre as soluções, em qualquer tempo. Para ALT, F+C foi maior em relação ao CUST e ao FBF(p=0,0001) em 6h. Para AST, F+C foi maior em relação ao CUST e ao FBF em 6h(p=0,003). AST de 24h, F+C foi maior que FBF(p=0,01) e CUST foi maior que FBF(p=0,01). Para N, FBF foi maior que CUST em 6h(p=0,026).

Discussão e Conclusões

A literatura indica efeito protetor do FBF na isquemia fria devido à manutenção dos níveis de ATP e estabilização de membranas. Nesse estudo, as soluções promoveram proteção semelhante. Entretanto, F+C evidenciou lesão hepática e FBF mostrou melhor desempenho quanto à produção de N e AST em relação ao CUST. O resultado corrobora com os efeitos protetores supracitados e indica FBF como solução viável.

Palavras Chave

FBF
Custodiol

Área

FÍGADO - Técnica cirúrgica

Instituições

Famema - São Paulo - Brasil

Autores

Julia Eico Nakamura, Fernanda Bombonato Smecellato, Lucas Ricardo Benfatti Marsilli, Orlando Castro e Silva , Eduardo Federighi Baisi Chagas, Maria Cecília Jordani , Clarisse Fleury Fina Franco