Dados do Trabalho


Título

A importância do Projeto Terapêutico Singular em uma unidade de internação de transplante

Introdução

Pacientes em unidade de internação de transplante (UIT) possuem demandas diversas e alta complexidade. O projeto terapêutico singular (PTS) é um conjunto de propostas e condutas desenvolvidas de forma interdisciplinar, com objetivo de individualizar as necessidades do usuário diante de suas vulnerabilidades. Assim, é uma ferramenta ideal para articular os processos de cuidado, desde o acolhimento até a alta hospitalar.

Material e Método

Trata-se de relato de experiência elaborado a partir da vivência de residentes do programa de transplante e captação de órgãos e tecidos durante o ano de 2018, incentivados a utilizar o PTS como estratégia de planejamento no acolhimento dos usuários e da suas redes de apoio em uma UIT de um hospital universitário em São Paulo.

Resultados

Um dos principais benefícios de se realizar o PTS dentro de uma UIT é o estabelecimento de um vínculo com a equipe e o acolhimento tanto do usuário como da rede de apoio do mesmo. Além de melhor articulação dos profissionais e usuário em relação ao cuidado individualizado, promovendo maior resolutividade, integralidade e contra referência nos processos e serviços de saúde.

Discussão e Conclusões

Embora o PTS seja mais utilizado dentro das unidades básicas de saúde, este relato de caso ressalta a importância de sua implementação dentro do contexto hospitalar, visando a humanização do cuidado, com foco no acolhimento, na individualização e principalmente um olhar multiprofissional ao usuário. As experiências adquiridas ao longo do ano corroboraram para que se entenda a importância, da equipe multiprofissional e do protagonismo do sujeito dentro do seu processo de cuidado.

Palavras Chave

Transplante - Projeto terapêutico singular - Equipe multiprofissional

Área

MULTIDISCIPLINAR - Fisioterapia

Instituições

UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

Flávia de Rezende Luz, Rayane Vieira Fonseca Almeida, Bárbara Shmidt Moraes de Camargo, Flávia Maria Viana Fígaro, Samara Serpa Ferreira, Thaís Cantão de Sousa, Bartira de Aguiar Roza