Dados do Trabalho


Título

CARACTERÍSTICAS DAS AVALIAÇÕES DE POTENCIAIS DOADORES DE ÓRGÃOS E TECIDOS EM UM HOSPITAL PÚBLICO EM SANTARÉM-PÁ

Introdução

A captação de órgãos e tecidos para transplantes é atualmente uma alternativa terapêutica entre as mais seguras e eficazes no tratamento de diversas doenças quando outros métodos falharam ou quando não há mais a possibilidade em prosseguir com o tratamento atual, determinando a melhoria e qualidade na perspectiva de vida do paciente. O estudo teve como objetivo identificar características das notificações de potenciais doadores de órgãos e tecidos notificados no Hospital Regional do Baixo Amazonas-HRBA em Santarém-Pá.

Material e Método

Trata-se de um estudo documental, retrospectivo, realizado no banco de dados da Organização de Procura de Órgãos (OPO) de todos os pacientes notificados no período de 2012 a 2017, analisados por meio do programa Microsoft Office Excel 2010.

Resultados

Como resultados, identificou-se que no período estudado houve 142 notificações de potenciais doadores, sendo 58 doadores elegíveis com morte encefálica, todavia ocorreram 42 recusas à doação; 37 identificados com contra indicação médica para a doação, 29 evoluíram com parada cardíaca e óbito antes de finalizar o processo e somente 20 como doadores efetivos reais. No que se relacionam as mais frequentes causas para evolução de morte encefálica evidenciou-se o diagnóstico de AVE com 47 registros, seguido de TCE com 32 registros.

Discussão e Conclusões

Percebe-se, portanto, que há um grande número de notificações, bem como doadores elegíveis, porém ainda há barreiras para a doação efetiva, evidenciado pelo quantitativo de doadores efetivos reais. Enfatiza-se a importância do trabalho de esclarecimento acerca da importância da doação de órgãos e de pesquisas na área com o objetivo de identificar as possíveis falhas neste processo.

Palavras Chave

Órgãos. Potencial doador. Notificação.

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

HOSPITAL REGIONAL DO BAIXO AMAZONAS DO PARÁ - Pará - Brasil, INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR-IESPES - Pará - Brasil

Autores

MIRNA BRITO MALCHER PEDROSO, DANIELA SANTOS DA SILVA, GILDENI ARAÚJO LIMA, IOLENE BENEDITA DE SOUSA MORETTO