Dados do Trabalho
Título
CONHECIMENTO DOS ALUNOS DE MEDICINA SOBRE A MORTE ENCEFÁLICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Introdução
Morte Encefálica (ME) é a perda irreversível da função nervosa. O diagnóstico é feito com anamnese, exame clínico e exame que comprove a falta de atividade elétrica, metabólica ou perfusional do encéfalo. Muitos médicos não sabem realizar seu diagnóstico por falta de prática e teoria do tema, fazendo o estudo ser necessário para analisar o conhecimento dos acadêmicos de medicina do mundo e pensar em formas de aprimorá-lo.
Material e Método
Estudo transversal, descritivo e retrospectivo, incluindo-se todos os artigos da base de dados PUBMED/MEDLINE originais com até 10 anos de publicação. Utilizou-se os descritores Brain Death AND Knowledge AND Medical students na busca avançada, unidos pelo booleano AND. Realizando-se análise descritiva.
Resultados
Encontraram-se 10 artigos, a maior parte feita em países em desenvolvimento. Do total analisado, 40% abordou estudantes de todos os semestres da faculdade. Observou-se que pelo menos 40% dos estudantes não estão aptos para realizar o diagnóstico de ME, sendo o máximo de 90,3%.
Discussão e Conclusões
Observou-se a falta de estudos sobre o tema e a maioria é oriunda de países em desenvolvimento. Contudo, o nível de conhecimento sobre ME é maior em alunos de países desenvolvidos, justificando os poucos estudos feitos nesses locais. Constatou-se que estudantes de semestres avançados estão mais familiarizados com a ME do que os mais novos, mas o nível de conhecimento de ambos é abaixo do esperado. Sendo os principais motivos a pouca discussão do assunto nas escolas médicas e a falta de atividades práticas. Conclui-se que há uma falta de conhecimento dos estudantes de medicina sobre ME e seu diagnóstico, enfatizando a necessidade de novos estudos sobre tema e a implementação do assunto nas grades curriculares das escolas médicas.
Palavras Chave
Morte encefálica, Conhecimento, Estudantes de medicina
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais
Instituições
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) - São Paulo - Brasil, Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Pará - Brasil
Autores
Fernanda do Nascimento Rodrigues, Nathalia Gabay Pereira, Amanda Gabay Moreira, Caio César Chaves Costa, Evelyn de Paiva Faustino, Jéssica Rayanne Côrrea da Silva, Julie Marie Costa Sena, Thalita dos Santos Bastos, Samantha Sartore Duque Estrada Medeiros