Dados do Trabalho


Título

Análise dos Registros de Transplante de Fígado Realizados no Brasil entre 2013 e 2017

Introdução

O transplante de fígado é considerado uma alternativa de tratamento eficaz para pacientes portadores de hepatopatias crônicas em estágio terminal. No Brasil, o primeiro transplante hepático foi realizado em 1968, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). As duas últimas décadas foram marcadas por um crescimento constante do número de doadores e de transplantes, e o país tornou-se o segundo maior em número absoluto de transplantes de fígados entre 30 países.

Material e Método

Foram colhidos e analisados comparativamente dados referentes ao número anual de transplantes hepáticos por estado a partir do Registro Brasileiro de Transplantes dos últimos 5 anos (2013-2017).

Resultados

Em 2013, foi realizado um total de 1.723 transplantes hepáticos. Em 2014, 1.755; 2015, 1.809; 2016, 1.880 e em 2017, 2.109.

Discussão e Conclusões

Apesar do crescimento constante e expressivo observado desde o seu desenvolvimento, o programa de transplante hepático no Brasil ainda enfrenta dificuldades. Um dos maiores desafios da área é o número insuficiente de doadores para uma demanda crescente de candidatos ao procedimento, o que gera uma longa fila de espera. Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, nos últimos 2 anos, o número de doares por ano ficou abaixo do crescimento proposto. Diante disso, a conscientização da população sobre transplante de órgãos e tecidos, bem como a identificação de potenciais doadores pelos profissionais de saúde deve ser ainda mais aprimorada.

Palavras Chave

Transplante hepático, hepatopatia, estágio terminal, doador

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) - São Paulo - Brasil, Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Pará - Brasil

Autores

Thalita dos Santos Bastos, Amanda Gabay Moreira, Caio César Chaves Costa, Evelyn de Paiva Faustino, Fernanda do Nascimento Rodrigues, Jéssica Rayanne Côrrea da Silva, Julie Marie Costa Sena, Nathalia Gabay Pereira, Samantha Sartore Duque Estrada Medeiros