Dados do Trabalho


Título

Óbitos por Leucemia Mieloide e Número de Transplantes de Medula Óssea no Brasil, no Período de 2006 a 2016

Introdução

A Leucemia Mieloide (LM) é uma neoplasia hematológica caracterizada pelo acúmulo de células débeis na medula óssea, consequentemente, substituindo as células mieloides normais. Em casos graves, o transplante de medula óssea (TMO) é um tratamento preconizado para atingir a remissão da doença, no entanto, a morbimortalidade pela LM ainda continua como um problema na assistência médica.

Material e Método

: Estudo baseado na revisão de dados disponíveis no DATASUS, no período de 2006 a 2016, avaliando óbitos por LM segundo região, além de artigos sobre TMO no Brasil.

Resultados

Em 2016, o número de óbitos por LM foi considerado o maior, representando um total de 3305. Em 2006, todavia, obteve-se a menor quantidade, constituindo-se um total de 2621. Ao longo dos anos, a região que atingiu os maiores valores por ano foi a Sudeste, sendo, no ano de 2016, 1652 casos. Na região Norte, em contrapartida, decorreram-se 188 casos no ano de 2016, a região com menores valores no período analisado.

Discussão e Conclusões

O TMO serve como tratamento para LM, sendo possível curar 50% a 60% dos pacientes, assim, reduziria o alto número de óbitos por essa doença. Segundo o Ministério da Saúde, o número de TMO, no Brasil, tem aumentando significativamente representando, no ano de 2010, 1695 casos, enquanto no ano de 2016 já seria elevado para 2362 pacientes. Apesar desses dados, ainda é perceptível uma fila de espera bastante elevada, no ano de 2016, de 550 cadastrados, podendo correlacionar com os elevados casos de óbitos por tal doença. Há, além disso, na literatura, uma escassez de trabalhos que retratem e comparem o número de óbitos por LM e TMO.

Palavras Chave

Leucemia Mieloide, Transplante de medula óssea, Óbito, Tratamento.

Área

TECIDOS - Outros

Instituições

Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) - São Paulo - Brasil, Universidade do Estado do Pará (UEPA) - Pará - Brasil

Autores

Amanda Gabay Moreira, Caio César Chaves Costa, Evelyn de Paiva Faustino, Fernanda do Nascimento Rodrigues, Jéssica Rayanne Côrrea da Silva, Julie Marie Costa Sena, Nathalia Gabay Pereira, Thalita dos Santos Bastos, Samantha Sartore Duque Estrada Medeiros