Dados do Trabalho


Título

Habilidade de higienização das mãos entre cuidadores no transplante de células-tronco hematopoéticas

Introdução

O condicionamento para o transplante de células-tronco hematopoéticas torna os pacientes imunodeprimidos e susceptíveis a infecções. Quando realizada corretamente, a higienização das mãos é a medida isolada mais eficaz na prevenção e controle de infecções. Além dos profissionais, os cuidadores devem ser inseridos nas atividades que visam à melhoria do procedimento, pois contribuem no cuidado ao paciente. O objetivo deste estudo foi Identificar a habilidade dos cuidadores na higienização das mãos em unidades de transplante de células-tronco hematopoéticas.

Material e Método

Estudo transversal prospectivo. Foi construído check-list para guiar a observação da higienização das mãos com água e sabonete líquido (dez passos), e a fricção com solução alcoólica (sete passos).

Resultados

Participaram 37 cuidadores. Foram realizados corretamente, em média, 6,16 passos na higienização com água e sabonete (variação de 2 a 10 passos; dp = 2,11) e 3,91 na fricção com solução alcoólica (variação de 1 a 7 passos; dp = 1,84). Em ambas as demonstrações apenas dois participantes executaram todos os passos corretamente. O passo realizado com maior êxito foi a fricção das palmas das mãos (94,6% e 91,7% com água e sabonete e com solução alcoólica, respectivamente). Em contrapartida, as unhas e polpas digitais foram as regiões friccionadas com menor frequência (21,6% e 22,2% com água e sabonete e com solução alcoólica, respectivamente).

Discussão e Conclusões

Os resultados corroboram com os apresentados em estudos desenvolvidos com outras populações. As dificuldades identificadas na realização da técnica de higienização das mãos pelos cuidadores evidenciam que um olhar voltado para essa população é necessário, por meio do desenvolvimento de estratégias visando à melhoria desse processo.

Palavras Chave

Higiene das Mãos; Cuidadores; Transplante de Medula Óssea

Área

TECIDOS - Outros

Instituições

ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - São Paulo - Brasil

Autores

DAIANE RUBINATO FERNANDES, Fernanda Titareli Merizio Martins Braga, Renata Cristina Campos Pereira Silveira , Livia Maria Garbin