Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO TEMPO DE JEJUM PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO DE PACIENTES PEDIÁTRICOS SUBMETIDOS A TRANSPLANTE HEPÁTICO

Introdução

Atualmente, a abreviação do jejum pré-operatório, bem como a realimentação precoce são pontos de grande relevância na recuperação do paciente cirúrgico. O tempo prolongado de jejum pode ocasionar prejuízos ao estado nutricional, aumento da resistência à insulina, aumento do risco para infecções, diminuição da integridade intestinal e comprometimento do processo de cicatrização, podendo prolongar o tempo de internação. Diante do pressuposto, o objetivo deste estudo é avaliar o tempo de jejum no pré e pós-operatório de pacientes pediátricos submetidos a transplante hepático.

Material e Método

É um estudo transversal, no qual foram avaliados 31 pacientes, de 0 a 17 anos, de ambos os sexos, submetidos a transplante hepático. O tempo de jejum no pré e pós-operatório foram comparados com o proposto pelo protocolo institucional para abreviação do tempo de jejum, que preconiza o consumo de alimentos sólidos leves até 6 horas antes do procedimento cirúrgico, e a reintrodução de dieta em até 48 horas.

Resultados

O tempo de jejum pré-operatório mediano foi de 9 horas (IIQ: 4,83 – 62,5 horas), enquanto o pós-operatório foi de 53,16 horas (IIQ: 28 – 171,3 horas). Ao comparar o tempo de jejum pré-operatório e pós-operatório com o recomendado pelo protocolo de jejum, constatou-se que 5 pacientes (16,12%) realizaram jejum pré-operatório menor do que 6 horas, enquanto 13 pacientes (46,42%) foram realimentados em até 48 horas. No pós-operatório 3 pacientes foram à óbito antes de serem realimentados.

Discussão e Conclusões

Os pacientes permaneceram em jejum por um período de tempo maior do que o recomendado apesar da existência do protocolo de abreviação de jejum institucional, sendo necessário um esforço conjunto da equipe multidisciplinar, para que o protocolo seja colocado em prática.

Palavras Chave

Transplante de Fígado; Jejum; Pediatria

Área

MULTIDISCIPLINAR - Nutrição

Instituições

Instituto da Criança HCFMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

Mariana Takahashi, Camila Vieira dos Santos, Maria Aparecida Carlos Bonfim, Rafael Cairê de Oliveira dos Santos, Camila Pugliese