Dados do Trabalho


Título

Incidência, Prevalência E Perfil Epidemiológico De Pacientes Submetidos A Transplante Renal no Hospital Alberto Rassi- HGG

Introdução

A disfunção renal é uma síndrome clínica caracterizada por um declínio da função renal com acúmulo de metabólitos e eletrólitos, que pode ser subdividida em insuficiência renal aguda (IRA) e insuficiência renal crônica (IRC), de acordo com o tempo de desenvolvimento da patologia. Os tratamentos disponíveis nas doenças renais terminais são: a diálise peritoneal ambulatorial contínua (DPAC), diálise peritoneal cíclica contínua (DPCC), diálise peritoneal intermitente (DPI), hemodiálise (HD) e o transplante renal (TX). Esses tratamentos substituem, parcialmente, a função renal, aliviam os sintomas da doença e preservam a vida do paciente, porém, nenhum deles é curativo (CURY et al, 2010, ERBS et al, 2011, VIERA et al, 2005, PADULLA et al 2011 e PRATES et al, 2016 ).
O transplante renal é, atualmente, a melhor opção terapêutica para o paciente com insuficiência renal crônica, tanto no ponto de vista médico, quanto social e econômico. Deve ser indicado quando o paciente for diagnosticado com insuficiência renal terminal, estando o paciente em tratamento dialítico (IONTA et al, 2013 e LIRA et al 2010).

Material e Método

Estudo descritivo, retrospectivo com base nos prontuários dos pacientes submetidos a transplante renal do HGG- Hospital Alberto Rassi.

Resultados

O contexto socioeconômico tem impacto direto na saúde do indivíduo, com o estudo do perfil epidemiológico incidência e prevalência com possível caracterização das áreas que necessitam de maiores informações para prevenção e tratamento.

Discussão e Conclusões

com o presente estudo e o perfil de pacientes submetidos a transplante renal traçado, é possível caracterizar linhas de pesquisa para tratamento e prevenção. Com o estudo tal perfil delineado o serviço de saúde tem estratégias específicas para tal população.

Palavras Chave

Transplante, rim, epidemiologia, incidência, prevalência,

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Faculdade Estácio de Sá - Goiás - Brasil, Hospital Geral de Goiânia Alberto Rassi- HGG - Goiás - Brasil, Secretaria de Estado da Saúde de Goiás/SES-GO - Goiás - Brasil

Autores

Anderson Massaro Fujioka, Alessandra Dos Santos de Santana , Larissa da Mata Silva