Dados do Trabalho
Título
“KEEPING THE FLAME BURNING” Manutenção de um Programa de Transplante de Pâncreas de Grande Volume em Tempos de Crise
Introdução
Houve tendência mundial de declínio dos números anuais de transplantes de pâncreas(TP) na última década. Apresenta-se estratégia para manutenção de programa de grande volume mesmo em momento de crise mundial da atividade de TP.
Material e Método
Avaliou-se experiência em Programa de TP de 1996 a 2018. Neste período realizaram-se 824 TP, sendo 439 transplantes de pâncreas-rim(TPR) e 385 TP solitários(137 Transplantes de Pâncreas Isolados e 248 transplantes de pâncreas Após Rim-TPAR).
Resultados
A idade média dos doadores caiu de 24,9 para 20,9 anos assim como a causa cerebrovascular de morte do doador de 27,3% para 18% ao longo deste período. Entre os receptores, houve aumento dos TPAR, restringindo-se os TPR a diabéticos em melhores condições clínicas. O tempo médio de isquemia do pâncreas caiu de 13h para 9,4h e do rim, de 11,1h para 10,4h. A imunossupressão evoluiu de protocolos sem indução nos TPR para uso de timoglobulina em todos os casos em anos mais recentes. A técnica operatória evoluiu de sistêmica-vesical para portal-entérica, portal-duodenal e mais recentemente sistêmica(cava)-entérica com veia ultracurta. A sobrevida de 1 ano de paciente progrediu nos TP solitários de 82% para 94% e de 84% para 92% entre os TPR. O sucesso de 1 ano do enxerto pancreático também aumentou de 60% para 88% nos TP solitários e de 73% para 85% entre os TPR. Destaque aos anos de 2004 e 2018, quando nosso Programa alcançou a maior atividade de TP no mundo.
Discussão e Conclusões
A manutenção de um programa de TP de grande volume foi possível através da evolução nos critérios de seleção de doadores e receptores, imunossupressão e técnica operatória, que determinaram importante crescimento nas sobrevidas de pacientes e enxerto. Esta evolução permitiu manter a equipe e pacientes motivados e com a chama do TP acesa.
Palavras Chave
transplante pancreas
Área
PÂNCREAS/RIM
Instituições
Hospital Leforte - São Paulo - Brasil
Autores
Marcelo Miranda Perosa, Juan Branez, Francisco Sergi, Fernanda Danziere, Beimar Zebalos, Leonardo Mota, Leon Alvim, Celia Watanabe, Marcio Paredes, Aline Magalhães Rocha, Tercio Genzini