Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DE REGISTROS DE TRANSPLANTE DE CÓRNEA REALIZADOS EM TERRITÓRIO BRASILEIRO ENTRE 2012 E 2018

Introdução

As doenças da córnea são responsáveis por cerca de 4 a 5% da cegueira reversível no mundo, sendo o transplante de córnea o principal tratamento efetivo na promoção da transparência corneana e restauração da visão. Entre os transplantes de órgãos e tecidos, o de córnea é o mais realizado no Brasil; entretanto, a alta demanda não está sendo suprida devido à escassez de dadores.

Material e Método

Foram colhidos e analisados dados referentes ao número absoluto anual de transplantes de córnea por estado, a partir do Registro Brasileiro de Transplantes no período de 2012-2018.

Resultados

Foram realizados 100.521 procedimentos de 2012 a 2018. Quanto às regiões brasileiras, o Sudeste se destacou com 48.945 (48,7%) transplantes de córnea durante os anos de 2012 a 2018, enquanto que a região Norte realizou um total de 4.022 (4%) durante o período analisado. O ano de 2014 apresentou o menor número de casos, com 13.065 transplantes de córnea realizados, enquanto que em 2012 obteve-se a maior quantidade absoluta, com 15.280 transplantes, superando 2018, quando foram registrados apenas 14.809 procedimentos.

Discussão e Conclusões

O estudo demonstrou a maior prevalência de transplantes de córnea na região Sudeste; em oposição, a região Norte possuiu os piores números absolutos. Em relação aos anos, 2012 apresentou a maior quantidade de procedimentos no período avaliado, superando o ano de 2018. Nesse sentido, são necessárias medidas de conscientização e de investimento, por parte da saúde pública, com o objetivo de suprir a demanda de transplantes de córnea e reduzir a morbidade por patologias reversíveis por meio desse procedimento.

Palavras Chave

Transplante; córnea; prevalência.

Área

TECIDOS - Córnea

Instituições

Centro Universitário do Estado do Pará - Pará - Brasil, Universidade Estadual do Pará - Pará - Brasil, Universidade Federal do Pará - Pará - Brasil

Autores

Amanda Vallinoto Silva de Araújo, Nathalia Gabay Pereira, Ana Carolina Serrão Maia, Clara Godinho Marinho, Helena Cristina de Oliveira, Isis Chaves Souza Alves, Matheus Sousa Alves, Vanessa Giovana da Costa Bastos, Silvia Regina Cruz Migone