Dados do Trabalho


Título

Hepatite fulminante causada por uso de termogênico: relato de caso

Introdução

O consumo de suplementos alimentares vem crescendo no Brasil. Com exceção de suplementos que contêm enzimas ou probióticos, não é exigido o registro destes junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o que dificulta o acesso a informações adequadas sobre o perfil de segurança desses produtos. Há vários relatos de casos na literatura associando o uso de suplementos alimentares ao desenvolvimento de danos hepáticos.

Material e Método

Revisão de prontuário.

Resultados

Paciente do sexo masculino, 36 anos, desenvolveu quadro de falência hepática fulminante, com icterícia e encefalopatia hepática, sendo submetido a transplante hepático. Encontrava-se na classe C da classificação de Child-Pugh (11) e com escore de Model for End-Stage Liver Disease de 38. Laudo anatomopatológico do fígado revelou intensa colestase, predominantemente em zona 3, associada a focos de necrose hepatocitária e leve a moderado infiltrado inflamatório misto portal e perivenular, além de moderada dilatação e congestão sinusoidais, predominantemente em zona 3 acinar. Observou-se também siderose em células de Kupfer e hilo hepático com ectasias vasculares. Os achados apontaram hepatite aguda de padrão colestático de provável etiologia medicamentosa. O paciente relatou ter feito o uso de suplemento termogênico, sem outros fatores etiológicos identificáveis.

Discussão e Conclusões

Não encontramos relatos na literatura quanto ao uso desta formulação específica de termogênico e o desenvolvimento de hepatite fulminante. O suplemento utilizado contém: cafeína, N-acetil-L-tirosina, salicilina a 15% e oxilofrina. Há relatos outros suplementos alimentares que contêm extratos herbais em sua composição como responsáveis por dano hepatocelular agudo. Sugerimos que este suplemento seja um agente causador de hepatite fulminante, não descrito anteriormente.

Palavras Chave

Fulminante

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Instituto de Cardiologia do Distrito Federal - Distrito Federal - Brasil

Autores

Gustavo de Sousa Arantes Ferreira, André Luis Conde Watanabe, Natália de Carvalho Trevizoli, Fernando Marcus Felippe Jorge, Bárbara Elis de Araújo, Gabriel Oliveira Nunes Cajá, Luiz Gustavo Guedes Diaz, Priscila Brizolla de Campos, Deborah Roberta Liduario Raupp