Dados do Trabalho


Título

Avaliação dos anticorpos anti HLA-DQ em pacientes inscritos em uma lista para transplante renal e a correlação entre a tipagem HLA-DQB1 e o desequilíbrio de ligação

Introdução

Muitos estudos mostram a correlação da presença de anticorpos anti-HLA específicos contra o doador (DSA) e a Rejeição Mediada por Anticorpo (RMA). O papel dos anticorpos anti HLA-DQ no transplante renal é historicamente menos estudado se comparado aos demais loci. A estratégia de vários laboratórios é presumir a tipagem HLA-DQ por desequilíbrio de ligação, uma vez que a compatibilidade HLA-DQ entre doador e receptor não é levada em consideração na alocação de órgãos sólidos e não existir ressarcimento para tipagem. O objetivo deste trabalho foi avaliar a frequência de anticorpos anti HLA-DQ nos pacientes em uma lista para transplante renal e a correlação entre tipagem HLA-DQ por SSO e o desequilíbrio de ligação.

Material e Método

Foram avaliados 352 pacientes inscritos em lista (8 retransplantes), sendo 189 homens (54%) e 163 mulheres (46%) para transplante renal no Centro Transplantador Santa Casa de Juiz de Fora até o dia 2/8/19. A pesquisa de anticorpos HLA foi realizada pela metodologia ensaios de fase solida Single Antigen (One Lambda). O corte da média de fluorescência (MFI) para avaliar presença de DSA anti HLA-DQ foi 5.000. Para avaliação da correlação entre tipagem HLA por SSO (One Lambda e Lifecodes) e o desequilíbrio de ligação, foram avaliados os resultados de 82 doadores de rim.

Resultados

Foi detectado anticorpos anti-DQ em 59 pacientes (17%) sendo 38 mulheres (64%) e 21 homens (36%), destes 6 eram retransplantes (10%). Em 28 tipagens (34%) houve erro no HLA-DQ presumido sendo 32% HLA-DQ7 e 25% HLA-DQ6

Discussão e Conclusões

A falta de correlação entre tipagem SSO e desequilíbrio em 34% dos casos mostra a necessidade da tipagem HLA-DQ do doador para maior confiabilidade da Prova cruzada virtual, considerando que a presença de anticorpos anti HLA-DQ foi 17%.

Palavras Chave

HLA-DQ, DSA, Anti-DQ

Área

HISTOCOMPATIBILIDADE/IMUNOGENÉTICA

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil

Autores

THAIS FERREIRA DE OLIVEIRA FREESZ, TATIANE RIBEIRO DE SIQUEIRA, GUILHERMO PATRICIO ORTEGA JACOME