Dados do Trabalho


Título

Necessidade de saúde dos pacientes submetidos ao transplante hepático no contexto da alta hospitalar

Introdução

O aumento de Transplantes Hepáticos (THx) realizados no Brasil desperta na equipe multiprofissional a necessidade de desenvolver uma prática de excelência em suas ações(1). Nesta perspectiva, torna-se fundamental proporcionar aos pacientes e familiares informações seguras e efetivas que assegurem o autocuidado em domicílio viabilizando a qualidade de vida e a sobrevida do enxerto. Objetivo: compreender as necessidades de saúde dos pacientes submetidos ao THx na alta hospitalar.

Material e Método

Estudo qualitativo, exploratório e descritivo, realizado em um hospital escola do sul do país. Participantes: pacientes submetidos ao transplante hepático e seus familiares. Coleta de dados: entrevista semiestruturada junto aos participantes. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo resultando em três categorias.

Resultados

Categorias e principais falas identificadas: 1) Dificuldades na compressão dos cuidados diários: "tenho dúvidas na mensuração da glicemia", temperatura; efeitos colaterais dos medicamentos, entre outros. 2) Insegurança frente as intercorrências: as náuseas, falta de apetite, "insônia é muito difícil". 3) Enfrentamentos da rotina diária: "não sei se posso fazer sexo", ir na academia, ir em festas, usar piscina, entre outros.

Discussão e Conclusões

Compreender as necessidades de saúde desses pacientes oportuniza a equipe planejar assistência de cuidado em domicílio conforme suas prioridades. O estudo mostra a importância de a equipe identificar a dúvida de cada paciente e família frente a alta hospitalar, visto que cada paciente tem suas próprias necessidades de cuidado. Assim, essas pessoas podem obter informações baseados em sua realidade de saúde estimulando o autocuidado e adesão ao tratamento, além de minimizar o risco de complicações.

Palavras Chave

Transplante Hepático; Transplante; Alta Hospitalar

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pós-operatório

Instituições

Universidade Federal de Santa Catarin - Santa Catarina - Brasil

Autores

Neide da Silva Knihs, Laísa Fischer, Marisa da Silva Martins, Sibele Maria Schuantes Paim, Aline Lima Pestana Magalhães, Sabrina Regina Martins