Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico dos atendimentos de enfermagem no ambulatório Pós Transplante do Hospital do Rim

Introdução

A doença renal crônica (DRC) no Brasil atinge mais de 122 mil pessoas e é caracterizada pela perda gradual e irreversível da função renal.(1,2) Dessa forma, a DRC leva aproximadamente 29 mil pacientes ao transplante (Tx) renal. O paciente pós-Tx continua com uma doença crônica devendo ser acompanhado por uma equipe multiprofissional(3,4)
O enfermeiro é fundamental no processo educativo para o paciente assumir a responsabilidade do seu cuidado.(5,6)
O objetivo é descrever o perfil epidemiológico dos atendimentos de enfermagem do centro ambulatorial de Pós-Tx renal do Hospital do Rim (Hrim).

Material e Método

Trata-se de um estudo observacional, descritivo, transversal com abordagem quantitativa. A pesquisa foi desenvolvida no Hrim.(7) Foram incluídos no estudo, todos os pacientes que foram atendidos pela enfermagem, no segundo semestre de 2018. Os dados foram analisados estatisticamente de forma descritiva.

Resultados

O período citado teve em média 285 atendimentos/dia, destes, 119 foram atendidos por quatro enfermeiros, caracterizando 42% do total de atendimentos. Os pacientes que são atendidos pelos enfermeiros seguem critérios pré-estabelecidos.
Dentro desses critérios a média de porcentagem de atendimentos/dia, nesse período foram: gestante 0,28%, emergência 1%, dispositivos 2%, lesão 5%, pós alta 6%, pediatria 7%, aniversario 18%, adesão 27% e recentes 33%.

Discussão e Conclusões

Corroborando com a literatura percebemos que as categorias prevalentes focam na população que necessita de maiores ações educativas (adesão e recentes) dos enfermeiros. Os grupos aniversário e pediatria são parte da rotina assistencial para prevenir má adesão. E os demais grupos os que necessitam de um atendimento integral visando prevenção de possíveis complicações.

Palavras Chave

Transplante de Rim
Doença Renal Crônica

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Hospital do Rim - São Paulo - Brasil

Autores

Sofia Palagi, Poliana Pedroso Lasanha, Catia Cristina Barbosa, Cintia Ribeiro Mendonça Carrete, Camila Silva Martins, Marcella Murata, Marina Pontello Cristelli, Renato Demarchi Foresto, José Medina Pestana