Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE CRÍTICA DA DOAÇÃO, TRANSPLANTAÇÃO E APROVEITAMENTO DE ÓRGÃOS NOS ESTADOS BRASILEIROS

Introdução

A atividade em doação e transplantes ainda é heterogênea nos diferentes estados brasileiros. Para que intervenções estratégicas sejam realizadas, há necessidade de interpretação crítica destas diferentes atividades pelo país.

Material e Método

Baseados nos dados do Registro Brasileiro de Transplantes de 2017-2018, classificaram-se os estados brasileiros conforme seu desempenho na doação, transplantação e aproveitamento de órgãos doados. Estabeleceu-se como ótima(2 pontos) e boa(1ponto), respectivamente, a doação efetiva ≥ 30pmp e 20-30pmp, transplantação renal de 40-60pmp e 20-40pmp, hepática ≥ 20pmp e 10-20pmp, pancreática ≥ 2pmp e 1-2pmp, índice de aproveitamento(IA) de órgãos(Total de TX órgãos sólidos/doadores efetivos pmp) ótimo como ≥3,0 e bom de 2-3,0. Atribui-se pontuação final para cada estado ao término da análise.

Resultados

Durante os anos de 2017-18, os estados considerados ótimos em cada quesito foram: doação efetiva- PR e SC; Tx renal- PR,PE,RS e SP; Tx hepático- DF,PR e CE; Tx pâncreas- PR e SC; IA - PE e DF.Os considerados bons: doação efetiva- CE,RS e SP; Tx renal-SC,MG,DF,CE e RJ; Tx hepático-SC,AC,SP,RJ,PE e RS; Tx pâncreas-SP; IA - RS,MG,RJ,ES,SP,CE. No ranking de pontuação final, PR em primeiro com 8 pontos, segundo com 6:SC e SP e terceiro com 5 pontos: CE,RS,PE e DF.

Discussão e Conclusões

Esta análise crítica e interpretativa permite destacar o PR como melhor estado em atividades gerais de doação e transplante, seguido de SP e SC e também com bom desempenho para CE,RS,PE e DF. Destaque também para os melhores em aproveitamento de órgãos:PE e DF. Análises como estas permitem estratégias de intervenção nos diferentes estados visando melhorar a atividade mais deficitária seja na doação, transplantação ou aproveitamento de órgãos doados.

Palavras Chave

Doação, Transplantes, Captação de órgãos, aproveitamento de órgãos

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Hospital Leforte - São Paulo - Brasil

Autores

Marcelo Perosa, Tércio Genzini