Dados do Trabalho


Título

Relação entre o Protocolo de percepção do enfermeiro e o BAASIS na alta da consulta de enfermagem no ambulatório do HRim

Introdução

O transplante renal (Tx) proporciona melhor qualidade de vida, porém os pacientes continuam com uma doença crônica, sendo necessário ajustes no seu cotidiano de vida.(1,2) O enfermeiro é fundamental para realizar esses ajustes, pois ele desenvolve ações direcionadas a importância do paciente compreender e seguir o esquema terapêutico.(3,4)
Os enfermeiros do ambulatório Pós Tx do Hospital do Rim (Hrim) seguem um Protocolo para avaliar o grau de adesão do paciente associado a um instrumento validado Basel Assessment of Adherence to Immunosuppressive Medications Scale (BAASIS)(5), dessa maneira garantem uma alta da consulta de enfermagem segura.
O objetivo é comparar o resultado do Protocolo de percepção do enfermeiro com o resultado do BAASIS.

Material e Método

Trata-se de um estudo observacional, descritivo, transversal com abordagem quantitativa. A pesquisa foi desenvolvida no Hrim.(6) Foram incluídos no estudo 148 pacientes e aplicados ambos instrumentos. Os dados foram analisados estatisticamente de forma descritiva.

Resultados

O Protocolo visa diminuir a subjetividade entre a percepção dos enfermeiros, sendo a adesão classificada em: boa, regular e ruim. Para o BAASIS é considerado aderente quem responder nunca para todos os itens(5).
Dos 148 pacientes 87% a percepção do enfermeiro estava de acordo com a aderência do BAASIS, 7% a percepção foi não aderente e o BAASIS aderente, 4% a percepção era aderente mas o BAASIS não aderente, 2% a percepção e o BAASIS foram não aderentes.

Discussão e Conclusões

É possível perceber que na maioria dos casos (89%) o Protocolo está de acordo com o instrumento BAASIS. Já nos casos que há divergências o que prevalece é o Protocolo, pois consideramos a percepção do enfermeiro durante 3 meses mais refinada do que o instrumento aplicado em um momento pontual.

Palavras Chave

BAASIS
Transplante Renal

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Hospital do Rim - São Paulo - Brasil

Autores

Poliana Pedroso Lasanha, Sofia Palagi, Catia Cristina Barbosa, Cintia Ribeiro Mendonça Carete, Camila Silva Martins, Marcella Murata, Marina Pontello Cristelli, Renato Demarchi Foresto, Jose Medina Pestana