Dados do Trabalho


Título

Análise Da Sistematização Da Assistência De Enfermagem Em Um Hospital Referência Em Transplante Renal

Introdução

O Processo de Enfermagem deve ser realizado de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem, o mesmo organiza-se em cinco etapas inter-relacionadas, interdependentes e recorrentes. Objetivo: Identificar as principais não conformidades ao realizar a Sistematização da Assistência de Enfermagem com qualidade e segurança ao paciente transplantado renal

Material e Método

: Estudo quantitativo e qualitativo, com amostra no período de agosto à dezembro de 2018. Para coleta e análise dos dados foi elaborado um instrumento contendo as etapas da sistematização, os critérios de conformidade foram pautados por meio das evidências encontradas: Conforme - Evidência de registro que atendem aos requisitos de preenchimento, instituído pela organização (>70%). Parcial conforme - Evidência que atendem parcialmente aos requisitos de preenchimento, instituído pela organização (<20%). Não Conforme - Evidências que não atendem aos requisitos de preenchimento, instituído pela organização (<10%).

Resultados

Foram analisados 10% dos prontuários de pacientes transplantados renal internados a cada mês, totalizando 192 prontuários no período. Houve prevalência de não conformidade nas etapas: histórico de enfermagem 6%, diagnóstico de enfermagem 3%, intervenção de enfermagem 0,4%, evolução de enfermagem 2%, anotação de enfermagem 0,8%.

Discussão e Conclusões

A análise foi embasada na qualidade dos registros fornecidos. Conclui-se que o desenvolvimento da sistematização ocorre de forma ainda fragmentada, o que indica a necessidade de reorganização e o desenvolvimento de um plano de melhoria da qualidade dos registros com ênfase no histórico de enfermagem, diagnóstico de enfermagem e evolução de enfermagem.

Palavras Chave

Transplante Renal
Assistência de Enfermagem

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Hospital do Rim - São Paulo - Brasil

Autores

Francisco Rafael Oliveira, Ana Carolina Sabino, Fernanda Vazquez Lineira, Gisele Treddente Labanca Morishita, Luana Régia Oliveira Calegari Mota, Renato Demarchi Rampaso, Jose Medina Pestana