Dados do Trabalho


Título

Planejamento da assistência de enfermagem para alta hospitalar do paciente transplantado hepático: revisão integrativa

Introdução

Apesar de grandes avanços, o transplante hepático (THx) exige da equipe, paciente e família cuidados direcionados e específicos visando minimizar o risco de complicações no pós-operatório imediato e tardio(1,2). Assim, compreende-se como necessário e prudente investigar e organizar informações que possam apoiar o cuidado em saúde na alta hospitalar. O objetivo do estudo foi analisar evidências capazes de subsidiar o planejamento da alta hospitalar para pacientes submetidos ao THx.

Material e Método

Revisão integrativa, desenvolvida através das etapas: elaboração da questão de pesquisa; desenvolvimento dos critérios para a busca na literatura; coleta dos dados; análise crítica do material obtido e avaliação e interpretação criteriosa das informações obtidas(3).

Resultados

Foram identificados 1.152 estudos, sendo 10 incluídos para coleta de dados. Posterior a análise, organizou-se as evidências por meio das seguintes categorias: 1) Intercorrências e complicações em domicílio: empoderando paciente e família deste conhecimento; 2) Recomendações para o uso de medicamentos: conhecendo como armazenar, ingerir, além das interações medicamentosas; 3) Cuidando da minha saúde em domicilio; 4) Conhecendo as mudanças na imagem corporal na vida diária após o THx.

Discussão e Conclusões

As evidências possibilitam uma maior compressão da equipe, paciente e família quanto a nova realidade a ser vivenciada após o THx na alta hospitalar. As informações habilitam equipe, paciente e família para o cuidado domiciliar, além de proporcionar adesão ao tratamento, tornando o paciente independente para o autocuidado mediante ações educativas e controle de sua saúde diariamente. Para a equipe, possibilita planejar a alta hospitalar considerando as possíveis alterações que possam vir acontecer.

Palavras Chave

Transplante Hepático; Alta do Paciente; Enfermagem

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pós-operatório

Instituições

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Neide da Silva Knihs, Laísa Fischer, Marisa da Silva Martins, Sibele Maria Schuantes Paim, Aline Lima Pestana Magalhães, Sabrina Regina Martins