Dados do Trabalho
Título
Gerenciamento e redução da lista de espera por córneas no Estado de Goiás
Introdução
As doenças que acometem a córnea constituem uma das principais causas de cegueira reversível. O Transplante de córnea é procedimento mais indicado e mais efetivo atualmente. De acordo com o registro brasileiro de transplantes Goiás é maior transplantador de córneas por milhão de populações no País, pelo segundo ano consecutivo1. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo desenvolvido a partir da experiência em Gerenciar o Cadastro Técnico Único para Transplante de Córneas em Goiás.
Material e Método
Realizou-se contato telefônico e visitas técnicas com as equipes transplantadoras com finalidade educativa a respeito do funcionamento da lista de espera; conversou-se com os inscritos em fila nos diversos status; realizou-se sensibilização na sociedade e instituições de saúde a respeito da doação de córneas; estabeleceu-se um trabalho na equipe da Central Estadual de Transplantes para aumentar a oferta de córneas e treinamento dos profissionais de saúde em entrevista familiar.
Resultados
Os resultados mostraram redução significativo da lista de espera. Atualmente o paciente inscrito é transplantado sem demora. Além disso, o gerenciamento proporcionou o levantamento de casos que estavam com pendências e que foram direcionados para resolução dos problemas.
Discussão e Conclusões
Conclui-se que um trabalho efetivo com gerenciamento da lista de espera, treinamento de equipes, melhora no relacionamento com as equipes transplantadoras e sensibilização da sociedade em geral contribui para otimizar o transplante de córnea e reduzir a lista de espera.
Palavras Chave
gerenciamento, transplante de córnea, listas de espera
Área
ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Alocação
Instituições
Central Estadual de Transplantes de Goiás - Goiás - Brasil
Autores
SIMONE SKAF ABDALA, LEILA MÁRCIA PEREIRA FARIA, ELIANA NADIM SABA, FERNANDA CRISTINA TELLES