Dados do Trabalho


Título

Incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica na uti em um hospital de transplante renal após implantação de protocolo clínico

Introdução

As infecções hospitalares ocorrem com frequência elevada no mundo. As pneumonias associadas à ventilação mecânica (PAV) são responsáveis por aproximadamente 25% de todas as infecções em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Dados do Estado de São Paulo de 2015 mostraram uma incidência de 13 casos por 1000 ventiladores-dia em hospitais de ensino, com uma taxa de mortalidade global de 20 a 60%. O objetivo foi analisar a incidência de PAV após implantação de um protocolo clínico de prevenção.

Material e Método

Estudo retrospectivo, transversal, descritivo e qualitativo, realizado na Unidade de Terapia Intensiva em um centro de referência em Transplante Renal em São Paulo, analisou a incidência de PAV do ano de 2017 e comparamos com o ano de 2018, no qual foi aplicado o protocolo clínico com medidas de prevenção. O protocolo clínico foi baseado nas Medidas de Prevenção de IRAS da ANVISA e da PROADI SUS/IHI.

Resultados

No ano de 2017 tivemos uma incidência de PAV de 1,50 casos por 1000 ventiladores-dia. Já em 2018, após aplicação do protocolo clínico de prevenção, tivemos uma incidência de 0,55. Evidenciamos uma redução de 60% da pneumonia associado à ventilação mecânica.

Discussão e Conclusões

Os conceitos de mudança de maior adesão do protocolo clínico foram a verificação diária da possibilidade de extubação, redução da sedação diariamente, higiene oral rotineira e elevação de decúbito 30-45°. Concluímos que o uso de protocolo é fundamental para a padronização dos procedimentos na prática assistencial, para redução do tempo de uso do dispositivo, diminuição do processo de patogênese da pneumonia, bem como os processos de microaspirações silenciosas, e suma importância à diminuição do uso de antibióticos igualmente reduzindo as evoluções de bactérias multirresistentes.

Palavras Chave

Ventilação mecânica
Transplante renal
Protocolo clínico

Área

RIM - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Hospital do Rim - São Paulo - Brasil

Autores

Luana Régia Oliveira Calegari Mota, Francisco Rafael Oliveira, Giselle Treddente Labanca Morishita, Renato Demarchi Foresto, Jose Medina Pestana