Dados do Trabalho


Título

Sobrecarga, estresse e depressão em cuidadores informais de pacientes pré e pós-transplante de fígado

Introdução

A contínua tarefa de cuidar de um hepatopata crônico envolve exposição a fatores que aumentam a vulnerabilidade para transtornos mentais. Este estudo teve como objetivo reavaliar o nível de sobrecarga, estresse e depressão em cuidadores informais de pacientes pós-transplante (tx) de fígado.

Material e Método

Estudo observacional descritivo. Os cuidadores foram reavaliados quanto aos mesmos desfechos após intervalo de 4 a 10 anos da primeira avaliação realizada na fase pré-tx. Os dados foram coletados por meio de Ficha de identificação; Roteiro de entrevista; Inventário de Depressão de Beck (BDI); Inventário de Sintomas de Stress de Lipp (ISSL) e Inventário Caregiver Burden Scale Versão Brasileira (CBS). Foi realizado estatística descritiva dos dados das fases pré e pós-tx.

Resultados

Os 5 cuidadores eram mulheres, com média de idade 51,6±8,38 anos (42 a 65 anos). No CBS um cuidador apresentou aumento no escore de 24 para 27 e um de 27 para 28, indicando necessidade de buscar ajuda, e três apresentaram aumento dos escores, sendo de 44 para 47, de 45 para 58 e de 29 para 62, indicando risco de sobrecarga. No ISSL três cuidadores mantiveram sem estresse, um permaneceu na fase de resistência e um passou da fase de resistência para fase de quase exaustão, ambos passaram a apresentar predomínio de sintomas físicos à psicológicos. No BDI três cuidadores mantiveram nível de sintomatologia mínimo para depressão, um manteve nível moderado com aumento do escore de 21 para 28, e um passou de mínimo para moderado com aumento do escore de 5 para 22.

Discussão e Conclusões

Concluímos que após o transplante houve aumento de sobrecarga nos cuidadores. Os sintomas de estresse e depressão aumentaram nos cuidadores cujo sintomas eram presentes na fase pré-transplante.

Palavras Chave

Cuidador Familiar; Sobrecarga; Estresse; Depressão; Transplante de Fígado.

Área

MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social

Instituições

FUNFARME/FAMERP - São Paulo - Brasil

Autores

ADRIANO VIRCHES, ELIANE TIEMI MIYAZAKI, RANDOLFO DOS SANTOS JUNIOR, NEIDE APARECIDA MICELLI DOMINGOS, MARIA CRISTINA DE OLIVEIRA SANTOS MIYAZAKI, PATRÍCIA DA SILVA FUCUTA, WILLIAM JOSÉ DUCA, RENATO FERREIRA DA SILVA, RITA DE CÁSSIA MARTINS ALVES DA SILVA, BRUNA PAGLIONE BASSO