Dados do Trabalho


Título

Sintomatologia e sua influência na percepção de doença em pacientes com diagnóstico de cirrose

Introdução

Pacientes com hepatopatia grave embora apresentem manifestações físicas, em algumas etiologias podem apresentar uma progressão silenciosa, fazendo com que os pacientes não reconheçam ou não percebam a presença e a gravidade da doença. O objetivo deste estudo foi investigar se a sintomatologia interfere na percepção e no tratamento da doença hepática.

Material e Método

Estudo quali-quantitativo. Foram realizadas entrevistas com pacientes cirróticos, utilizando o Chronic Liver Disease Questionnaire (CLDQ-BR), Questionário de Percepção de Doenças Versão Breve (Brief IPQ) e Questionário sóciodemográfico. Os dados foram interpretados por meio de análise de conteúdo.

Resultados

Participaram 30 pacientes cirróticos, sendo 23 (77%) homens e 7 (23%) mulheres, com média de idade 50,23 anos. Destes, 15 (50%) possuíam ensino fundamental, 12 (40%) ensino médio e 3 (10%) ensino técnico ou superior. A relação entre sintomatologia e percepção de doença obtido pelo CLDQ e Brief IPQ mostrou que a percepção da doença aumentou a medida em que a qualidade de vida diminuiu, assim como a associação entre a gravidade da doença (escala Child-Turcotte-Pugh) e a percepção do paciente, que quanto mais grave a doença melhor é a percepção do paciente. Além disso, mulheres e pacientes com maior nível de escolaridade apresentaram melhor percepção de doença, independente da gravidade ou sintomatologia.

Discussão e Conclusões

Em consonância com a literatura, embora os sintomas influenciem na percepção do estado de saúde, os mesmos não se demonstraram determinantes na percepção de doença dos pacientes. Aspectos como gravidade da doença, escolaridade e gênero também exercem influência na percepção.
Concluímos que a percepção de doença dos pacientes e adesão ao tratamento são determinados por um conjunto de fatores.

Palavras Chave

Doença Crônica; Sintomas; Percepção; Cirrose.

Área

MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social

Instituições

FUNFARME/FAMERP - São Paulo - Brasil

Autores

BRUNA PAGLIONE BASSO, ELIANE TIEMI MIYAZAKI, WILLIAM JOSÉ DUCA, MARIA CRISTINA DE OLIVEIRA SANTOS MIYAZAKI, RENATO FERREIRA DA SILVA, RITA DE CÁSSIA MARTINS ALVES DA SILVA, ADRIANO VIRCHES