Dados do Trabalho


Título

ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL COM PACIENTES E FAMILIARES CANDIDATOS AO TRANSPLANTE HEPÁTICO

Introdução

O Serviço Social no ambulatório de transplante hepático visa atender o paciente e seu familiar, seja por busca espontânea ou por intermédio de encaminhamento para acolhimento, escuta qualificada e orientações pertinentes ao setor.

Material e Método

O Serviço Social elaborou uma entrevista semiestruturada, que pudesse compreender a situação social, econômica, cultural e familiar dos pacientes, objetivando intervir em questões que demandem atuação do assistente social.

Resultados

Dos pacientes atendidos no período que compreende setembro de 2017 até março de 2019, vale destacar situações emergenciais, que coube intervenção relacionada a doações de alimentos, situações precárias de moradia, que envolveram a mobilização da rede de atendimento, e ainda, situações em que houve falta do apoio da família, motivados pela difícil convivência no núcleo familiar e/ou liberações trabalhistas por parte do cuidador, além da falta de compreensão relacionada a complexidade do transplante hepático.

Discussão e Conclusões

Percebe-se a cada intervenção profissional do assistente social a importância do trabalho realizado frente aos pacientes e familiares. As entrevistas permitem realizar uma reflexão e nos desafiam a olhar o paciente na sua amplitude, a fim de desenvolver um planejamento interventivo frente a demanda apresentada. Ficam evidentes durante os atendimentos, as necessidades que cada
paciente traz em sua história, as dificuldades não estão restritas a classe social, mas envoltas em uma sociedade que determina padrões. A doença não fica restrita a questões unicamente patológicas. Percebe-se desta maneira a necessidade de viabilizar a equipe médica informações relevantes para tomada de decisão frente à indicação pelo transplante.

Palavras Chave

serviço social, atuação, transplante hepático

Área

MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social

Instituições

Uopeccan - Paraná - Brasil

Autores

Ana Luiza Franceschi,, Simone Buettner Kich, Luis César Bredt