Dados do Trabalho


Título

Transplante de fígado: a importância da enfermagem evidenciada no sucesso do tratamento.

Introdução

O transplante de fígado é considerado um dos procedimentos mais complexos da atualidade e necessita de uma equipe multiprofissional capacitada e um ambiente hospitalar estruturado, sendo que o enfermeiro do setor realiza a sistematização da assistência, o planejamento dos cuidados e programa a assistência ao paciente e familiar durante o internamento.

Material e Método

Foi realizado coleta de dados no sistema interno do hospital (TASY) que contém todas as informações do prontuário eletrônico. O intervalo de tempo foi de 01 de fevereiro a 28 de março de 2019 com um total de 6 pacientes.

Resultados

Um total de seis pacientes foram transplantados no período de 56 dias, com permanência na enfermaria de 4 a 7 dias. Destes pacientes 3 internaram pela 2ª vez por intercorrências pós-operatórias, e 1 paciente internou 3 vezes.

Discussão e Conclusões

O ambiente na unidade dos pacientes transplantados é estressante e de alto nível de exigência. O enfermeiro assume grande responsabilidade, delegando funções, implantando protocolos e cuidados, pelo fato dos pacientes serem críticos, e necessitam de cuidados mais complexos do que outros pacientes. A equipe multiprofissional é altamente atuante, diminuindo a carga sobre os enfermeiros do setor,assim podem executar apenas a assistência que lhes compete. Assim, se revela que a atuação da equipe de enfermagem é fundamental no pós-operatório, pois sem cuidados adequados o risco de óbito é iminente, evidenciando que a atuação da enfermagem é fundamental no sucesso do tratamento.

Palavras Chave

enfermagem, tratamento, transplante hepático

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Pós-operatório

Instituições

Uopeccan - Paraná - Brasil

Autores

Stefany Orso Siqueira, Leandro Cavalcanti de Albuquerque Leite Barros, Luis César Bredt