Dados do Trabalho


Título

PARA ALÉM DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PRÉ – TRANSPLANTE HEPÁTICO

Introdução

A avaliação psicológica pré transplante, possibilita ao paciente expor os sentimentos desencadeados pelo processo de tratamento, medos, angustias, ansiedades, tristeza, medo da morte, as mudanças na dinâmica e relações familiares e a insegurança frente a escolha de transplantar.

Material e Método

O serviço de transplante hepático do Hospital do Câncer de Cascavel - UOPECCAN conta com um ambulatório de psicologia hospitalar, que realiza semanalmente o atendimento psicológico para o paciente candidato ao transplante hepático. O ambulatório de psicologia hospitalar realizou as avaliações pré-transplante em 80 pacientes de 01 novembro de 2017 a 15 de março de 2019.

Resultados

O momento da avaliação, sendo este o primeiro contato que o paciente tem com o psicólogo, dá abertura para que o paciente consiga nomear o processo que lhe cerca, podendo expressar e dimensionar livremente o quanto sabe de si, da sua condição de saúde, podendo falar o que sabe, o que compreende, o que espera, o que fantasia, e o que teme. Assim a avaliação psicológica pré-transplante inicia o viés do saber de si através da palavra.

Discussão e Conclusões

Diante disso a avaliação pré-transplante se apresenta como um espaço não com o objetivo de convencimento do processo, ou apaziguamento dos sentimentos, mas de reorganização e elaboração do psiquismo do sujeito a cerca dele mesmo e desta doença a qual é acometido, construindo assim um significado, um sentido. É importante que o paciente saiba o plano de tratamento, as sequelas, o prognóstico, estas informações preenchem uma lacuna importante da fantasia. O paciente assumir a sua doença é um ato que independe de argumentação lógica e racional, é um ato psíquico, que portanto exige recursos para isso.

Palavras Chave

psicologia, transplante hepático, pré-operatório

Área

MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social

Instituições

Uopeccan - Paraná - Brasil

Autores

Édina Richeski, Ana Carolina Mantovani, Luis César Bredt