Dados do Trabalho


Título

Análise de dados do Banco de Olhos Unicamp - área de abrangência de captação e distribuição das córneas

Introdução

As Organizações de Procura de Órgãos (OPO) e os Banco de Tecido Ocular Humano (BTOH) são fundamentais na busca de doadores. O Banco de Olhos da Unicamp (BOU) exerce suas atividades há mais de 10 anos e realiza captações em 123 cidades, num raio de até 276Km, sendo que a maioria das captações que o BOU realiza são oriundas de óbitos de pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Material e Método

Objetivo: elencar as cidades de procedência, destino e descarte dos globos oculares e córneas captadas pelo BOU no período de Janeiro de 2014 a Dezembro de 2018. Método: Realizado análise retrospectiva dos livros de registro de entrada de tecidos e dos processos dos doadores de córneas.

Resultados

No período analisado o BOU obteve 926 córneas, oriundas de 473 doadores de múltiplos órgãos ou coração parado, sendo 20 córneas não captadas por falta de acesso cirúrgico ou pelas condições do globo ocular. As cidades de maior ocorrência de captações de córneas foram São José dos Campos (128 - 13,8%), HC - Unicamp e Campinas (110 - 11,8%) e as cidades para as quais as córneas foram mais distribuídas para transplantes foram Sorocaba (280 - 30,2%) e HC - Unicamp (139 - 15%). O maior número de descarte de globo ocular e córnea preservada foi, respectivamente, devido a infiltrado corneano (138 - 14,9%) e a validade vencida de córnea tectônica (96 - 10,3%).

Discussão e Conclusões

Perante a área de abrangência do BOU, houve 26 cidades que notificaram o doador de córneas, mostrando a necessidade de educação continuada para a equipe técnica dos hospitais, tanto para que haja um aumento da notificação do óbito hospitalar e também dos hospitais notificantes, quanto a necessidade de otimizar o cuidado do globo ocular do paciente grave internado.

Palavras Chave

Banco de Olhos, Captação de Córneas, Óbito Hospitalar e Educação Continuada.

Área

TECIDOS - Córnea

Instituições

Hospital das Clínicas - São Paulo - Brasil

Autores

Simone Ceccatto, Cristina Carvalho Silva Neves, Denise Fornazari de Oliveira, Rosane Silvestre de Castro