Dados do Trabalho


Título

O LUGAR DA ESCUTA DO PACIENTE NO PERÍODO PRÉ-TRANSPLANTE HEPÁTICO

Introdução

A avaliação psicológica pré-transplante hepático proporciona ao paciente um espaço de fala e escuta de si mesmo, resgatando a sua subjetividade e condição de sujeito. A gravidade e objetividade do tratamento médico, por vezes anulam este contexto psíquico, deste que é um paciente/doente, que portanto possui uma doença e precisa de cuidados médicos, e não só um objeto/doença, é dar um lugar de sujeito ao paciente além da doença.

Material e Método

O serviço de transplante hepático do Hospital do Câncer de Cascavel - UOPECCAN conta com um ambulatório de psicologia hospitalar, que realiza semanalmente o atendimento psicológico para o paciente candidato ao transplante hepático. O ambulatório de psicologia hospitalar realizou as avaliações pré-transplante em 80 pacientes de 01 novembro de 2017 a 15 de março de 2019.

Resultados

O paciente quando convocado a falar, por um outro que o escute, sobre os seus sentimentos e angústias, possibilita não só a elaboração do sofrimento psíquico deste contexto, mas a reapropriação do sentido da vida, podendo responsabilizar-se, se este for o seu desejo, pelo processo de seu adoecimento.

Discussão e Conclusões

A convocação ao paciente em falar e ser escutado, podendo escutar-se, é no sentido de saber o que se deseja com este maior tempo de vida que é buscado, encontrando qual o sentido que lhe faz fazer tal escolha. Este contexto de fala e escuta aproxima o paciente da sua tomada de decisão, não apenas pelo viés de uma escolha médica, mas sim de toda uma reorganização que se faz
necessária, inclusive do que este fará com este novo órgão a ser recebido, implantado, que tem como expectativa lhe proporcionar maior tempo e qualidade de vida.

Palavras Chave

escuta, transplante hepático, pré-transplante

Área

MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social

Instituições

Uopeccan - Paraná - Brasil

Autores

Édina Richeski, Ana Carolima Mantovani, Luis César Bredt