Dados do Trabalho


Título

ATUALIZAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO PARA PACIENTES CANDIDATOS À TRANSPLANTE HEPÁTICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução

O candidato à transplante hepático requer de intervenções educativas que o auxiliem no enfrentamento das mudanças físicas e psicológicas vivenciadas no período de espera do órgão. Dentre as alternativas proposta na literatura, o material educativo impresso visa contribuir para o autocuidado e adesão ao estilo de vida limitado imposto pela condição terminal. Logo, o objetivo desse estudo é partilhar a experiência dos profissionais em saúde na atualização de uma cartilha educativa destinada ao paciente adulto candidato à transplante hepático.

Material e Método

Estudo descritivo, tipo relato de experiência.

Resultados

A atualização do conteúdo da cartilha se deu durante as discussões clínicas multidisciplinar no ambulatório de pré-transplante de um hospital universitário na cidade de São Paulo. O percurso didático das atividades de atualização do material foi norteado pela metodologia Pesquisa-Convergente-Assistencial (PCA), caracterizada essencialmente pela convergência entre pesquisa, assistência e participação dos sujeitos envolvidos na prática, concomitantemente ao processo de construção de conhecimento. A versão final da cartilha de caráter multiprofissional contemplou os tópicos: processo de doação de órgãos, principais indicações e contraindicações para o transplante de fígado, cadastro técnico dos candidatos, critérios de priorização, convocação para o transplante, orientações gerais para o período pré e pós transplante, uso de imunossupressores e cuidados permanentes após o transplante.

Discussão e Conclusões

A atualização do material, propiciou aos envolvidos a experiência do trabalho multiprofissional e interdisciplinar sistematizado, contribuindo para o desenvolvimento de competências inerentes à pesquisa em saúde e cuidado clínico.

Palavras Chave

educação em saúde, transplante; equipe multidisciplinar

Área

ÉTICA, ENFERMAGEM, COORDENAÇÃO - Estatísticas locais

Instituições

Unifesp - São Paulo - Brasil

Autores

Samara Ercolin, Andreia Silva Sousa, Ariana Hiromi de Freitas, Camila Rodrigues Coelho, Iara Oliveira Vitor, Juliana Vieira Navarrette, Marcos Vinicius Monteiro Bezerra, Nayara Maria Souza da Silva, Priscilla Pereira Gomes, Bartira de Aguiar Roza