Dados do Trabalho


Título

Incidência de paciente submetidos a transplante hepático com diagnóstico de hepatite B em um hospital do oeste do Paraná

Introdução

A hepatite B representa mundialmente um dos mais importantes problemas de saúde pública. Para Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 2 bilhões de pessoas, no mundo, entraram em contato com o vírus da hepatite B (VHB) e 325 milhões tornaram-se portadores crônicos da doença.

Material e Método

Com o objetivo de identificar a incidência de pacientes transplantados por hepatite B crônica foi realizado estudo descritivo e retrospectivo, analisando os dados demográficos, de diagnóstico e de tratamento de pacientes submetidos a transplante hepático no período de setembro de 2017 a março de 2019 na instituição.

Resultados

Foram realizados 78 transplantes hepáticos, dos quais 9 pacientes (11,5 %) apresentavam doença relacionada a VHB. Sete pacientes (8,9%) eram do sexo masculino, 2 (2,6 %) do sexo feminino. Em relação ao tratamento prévio, 4 (44,4%) faziam uso de Entecavir, 1 (11,1%) de Tenofovir, 3 (33,3%) já haviam terminado o tratamento inicial e 1 (11,1%) não realizou tratamento.

Discussão e Conclusões

Devemos ressaltar que há um número significativo de pacientes infectados pelo VHB que vão progredir com ou sem tratamento para cirrose hepática e hepatocarcinoma. Diante deste cenário, com taxa de sucesso ao tratamento antiviral subótima, o transplante hepático deve entrar como opção terapêutica para casos selecionados. A prevalência de pacientes submetidos a transplante hepático com doença hepática crônica relacionada ao VHB em nossa instituição mostrou-se superior (11%) ao encontrado na literatura ocidental (5 a 8%).

Palavras Chave

hepatite B, transplante hepático, incidência

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Uopeccan - Paraná - Brasil

Autores

Marisa Cristina Preifz, Kamila Aparecida Medeiros, Carine da Silva Nanci, Leiliane Elisa Romano, Carla Sakuma de Oliveira, Leandro Cavalcante de Albuquerque, Luis César Bredt