Dados do Trabalho


Título

Contrarreferência por condições sensíveis à atenção primária, em pacientes adultos listados para transplante hepático.

Introdução

A espera pelo transplante hepático demanda um processo contínuo de cuidado, tanto no contexto familiar quanto dos serviços em saúde. Nessa perspectiva, para o alcance da integralidade em saúde do candidato à transplante hepático a contrarreferência para a atenção primaria (AP) configura-se como estratégia de cuidado em saúde. Logo, o objetivo desse estudo foi apontar os motivos de contrarreferência para a Unidade Básica de Saúde (UBS).

Material e Método

Estudo descritivo, transversal, retrospectivo quantitativa. Os dados foram extraídos de prontuários de candidatos adultos a transplante hepático que passaram em consulta multidisciplinar entre fevereiro e dezembro de 2018.

Resultados

Dos 22 pacientes atendidos, 18 não tinham vínculo com a UBS, 2 eram acompanhados pela Estratégia Saúde da Família (ESF) e 2 pacientes recusaram a contrarreferência. Foram 20 pacientes contrarreferenciados para a ESF. Destes, segue demandas urgentes: 8 pacientes apresentavam dificuldades financeira e física de locomoção para os cuidados em saúde; 3 pacientes demandavam consulta com nutricionista; 2 pacientes demandavam auxílio financeiro – benefício social; 2 pacientes demandavam acompanhamento para controle glicêmico; 1 paciente demandava ajuda para cessação do tabagismo; 1 paciente demandava acompanhamento ginecológico; 1 paciente demandava inclusão no Programa Melhor em Casa. Em tempo, os 22 pacientes atendidos foram orientados a realizar a coleta de exames laboratoriais exigidos para a manutenção do MELD (Model for End-Stage Liver Disease) e acompanhamento da função hepática na UBS.

Discussão e Conclusões

Os achados apontam demanda continua para a AP. Reforçam a necessidade de uma rede de saúde integrada que garanta a promoção do cuidado contínuo exigido pelo fenômeno transplante hepático.

Palavras Chave

atenção primaria; transplante; contrarreferencia.

Área

FÍGADO - Registros/Resultados do Centro

Instituições

Unifesp - São Paulo - Brasil

Autores

Samara Ercolin, Andreia Silva Sousa, Ariana Hiromi de Freitas, Camila Rodrigues Coelho, Iara de Oliveira Vitor, Juliana Vieira Navarrette, Marcos Vinicius Monteiro Bezerra, Nayara Maria Souza da Silva, Priscilla Pereira Gomes, Bartira de Aguiar Roza