Dados do Trabalho


Título

Influência do volume de sangramento intra-operatório na ocorrência de injúria renal aguda após transplante hepático

Introdução

A injúria renal aguda (IRA) pode ocorrer em até 50% dos pacientes submetidos a transplante hepático, e apesar de sua etiologia multifatorial, existe uma estreita relação da sua ocorrência com a hemorragia peri-operatória.

Material e Método

Análise retrospectiva, por meio de prontuário eletrônico, de 63 transplantes hepáticos ortotópicos realizados em 58 pacientes, no período de 20/09/2017 a 02/04/2019. A técnica cirúrgica utilizada foi a piggyback, com solução de preservação Histadina/ Triptofano/ Alfa cetoglutarato – HTK (Custodiol ® ). IRA foi definida de acordo com os critérios do International Club of Ascites em até 30 dias de pós-operatório, sendo os pacientes divididos em dois grupos de acordo com a ocorrência ou não de IRA, sendo o volume sanguíneo obtido no recuperador de células sanguíneas (Cell Saver ® ) durante cada procedimento registrado em mililitros (ml).

Resultados

Do total de casos, IRA ocorreu em 37 casos (58,73%) com um volume médio de perda sanguínea neste grupo de 1210 ml, e destes, 16 pacientes necessitaram terapia dialítica, enquanto que os 26 casos (41,26%) sem ocorrência de IRA o volume
médio de sangramento foi de 515 ml (p<0,001).

Discussão e Conclusões

A relação da ocorrência de IRA após transplante hepático com o volume de sangramento intra-operatório foi confirmada em nosso estudo, sendo fundamental medidas preventivas para controle da hemorragia peri-operatória em transplante de fígado.

Palavras Chave

Transplante hepático –– sangramento – injúria renal aguda

Área

FÍGADO - Complicações

Instituições

uopeccan - Paraná - Brasil

Autores

Claudia Fernanda Camini, Raysa Cristina Schmidt, Fernanda Kreve, Janaina Gatto, Francisco Schossler Loss, Sandra Mara Vendrametto, Ana Heloísa Mendes Zema, Otoniel Moreira, Luis César Bredt