Dados do Trabalho
Título
EDUCAÇÃO PARA CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE DOAÇÃO/ TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS HUMANOS
Introdução
Com objetivo de esclarecer e conscientizar sobre o processo de doação e transplante de órgãos e tecidos, fomentando a discussão sobre a temática no ambiente escolar e familiar, foram realizadas várias intervenções educativas com alunos do ensino médio (entre 15 e 18 anos) de escolas estaduais do interior de São Paulo, Brasil.
Material e Método
Trata-se de uma pesquisa-Ação idealizada e executada por um grupo de alunos mestrandos da Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Presto (EERP–USP) e profissionais do Banco de Tecidos Humanos HCFMRP-USP, que desenvolveu atividades educativas específicas dentro de um plano de aula modelo, conforme as necessidades verbalizadas pelo grupo de intervenção, sobre a temática envolvida. A princípio, um questionário de avaliação foi entregue ao grupo para preenchimento, posteriormente apresentou-se uma a sobre o processo de morte encefálica, luto, enfrentamento de morte, doação e transplante de órgãos e tecidos. Amostras de fragmentos de tecidos ósseos (cedidas com autorizações) também foram apresentadas, elucidando a importância do processo de doação de tecidos. Ao final outro questionário foi entregue, finalizando a atividade.
Resultados
Ao final da atividade, aproximadamente 90% dos alunos mudaram de opinião declarando que serão doadores de órgãos e tecidos e, além disso, que conversariam com seus familiares sobre o assunto.
Discussão e Conclusões
Nota-se a importante mudança de tomada de decisão dos alunos quanto as perguntas contidas no pré e pós-questionário. Desta forma, conclui-se a importância de atividades educativas para conscientização de escolares em fase de aprendizagem, ao compreenderem a doação como ato solidário e cidadão, capaz de mudar e/ou salvar vidas.
Palavras Chave
Doação de órgãos e tecidos; estratégias educativas; conscientização; tecidos humanos
Área
TECIDOS - Ossos
Instituições
Banco de Tecidos Humanos HCFMRP-USP - São Paulo - Brasil, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP - São Paulo - Brasil
Autores
Carlos Alexandre Curylofo Corsi, Alan Vinícius Assunção, Kátia Gabriel Scarpelini, Rodolfo Leandro Bento, Paulo Victor Borges, Elton Carlos Almeida, Marcelo José Santos , Luís Gustavo Gazoni Martins