Dados do Trabalho


Título

Projeto de implantação de apoio psicológico à familiares de doadores de órgãos e tecidos no estado de Goiás

Introdução

O processo de doação de órgãos e transplantes é permeado por questões sociais, clínicas e institucionais, no qual a psicologia da saúde deve estar engajada. O momento da comunicação do fechamento do protocolo de ME é também o momento em que deve ser realizada a entrevista para informar à família sobre o direito de doação de órgãos. Neste momento, o profissional psicólogo da equipe técnica, representa o elo entre a dor da perda e a possibilidade de doação/vida, o acolhimento frente aos sentimentos advindos neste momento, farão parte do processo de elaboração deste luto. Em função deste trabalho/contato com a família, verificou-se a necessidade de acompanhamento psicológico aos familiares em relação ao luto do ente querido após o processo de doação. Oferecer um suporte emocional pode ser, neste momento, um auxílio para o início e possibilidade da elaboração deste luto. Objetivo Geral oferecer apoio psicológico a familiares de doadores de órgãos e tecidos no estado de Goiás.

Material e Método

Entrevista semiestruturada, com dados sociodemográficos dos familiares, perguntas abertas sobre o processo de doação e perguntas fechadas sobre os sentimentos/pensamentos do luto no processo de doação de órgãos. Será utilizado a avaliação qualitativa e quantitativa dos resultados.

Resultados

Os resultados serão apresentados posteriormente, visto ser este um projeto de implantação para apoio psicológico a familiares de doadores após o processo de doação. Com os resultados obtidos será elaborado um roteiro para atendimento em grupo temático para elaboração do luto de 10 sessões, visando trabalhar os conteúdos emocionais verificados a partir dos instrumentos.

Discussão e Conclusões

Discussão e conclusão serão desenvolvidos após os resultados obtidos com a pesquisa.

Palavras Chave

Apoio psicológico, Familiares de doadores de órgãos, Luto.

Área

MULTIDISCIPLINAR - Psicologia/Serviço Social

Instituições

CENTRAL DE TRANSPLANTES GOIÁS - Goiás - Brasil

Autores

PATRICIA OLIVEIRA VASCONCELOS, FLAVIA MARTINS RIBEIRO RORIZ